TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canibalismo X Capitalismo

Resenha: Canibalismo X Capitalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Resenha  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Novas análises de crânios humanos descobertos no sudeste da Inglaterra podem ser a prova de que os homens primitivos da região praticavam o canibalismo. Segundo os cientistas, as marcas de arranhões nos crânios indicam que, há 14,7 mil anos, a parte superior da cabeça humana teria sido separada de seus tecidos com uma faca de pedra e transformada em uma tigela para comer e beber. Estado de Minas, 17/02/2011

O canibalismo não é um ato desconhecido entre nós, mas cada vez que ouço sobre acontecimentos do tipo, imagino como seria nossa vida se isso se tornasse uma prática corrente em nossa sociedade, mas uma análise mais profunda mostra que somos uma nova tribo de canibais.

Na sociedade contemporânea temos características que nos fariam regressar aos tempos da conquista de territórios, quando se dava negros a índios potiguares canibais em troca de riquezas naturais, o que me faz pensar que os fundamentos sociais não mudam muito sua estrutura, mudam suas práticas. Raptar pessoas em troca de dinheiro e enviar pedaços do seu corpo à família, não é uma prática muito diferente de canibalismo.

Canibalismo e capitalismo são duas palavras que tem seus ápices separados por alguns anos de história, mas que se tornam muito próximas quando analisadas em seu real significado. No canibalismo come-se o seu semelhante, pois não há controle social que diga que é errado, já no capitalismo mata-se o seu semelhante por dinheiro, tudo bem que não se come, mas se torna menos nobre por isso? Creio que não.

Não preciso imaginar para perceber que vivemos em um mundo canibal, em que comemos, não a carne de outros seres humanos, mas em que um sistema faz com que um coma a felicidade, a cortesia, o respeito, os princípios ou qualquer coisa que adjetive o outro como bom. É importante observar que o que nos move hoje não é a fome que move homens de cultura canibal, mas um termo designado status social, ou simplesmente, poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com