TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Característica Da Arte Contemporânea E Bibliografia De Salvador Dali

Trabalho Escolar: Característica Da Arte Contemporânea E Bibliografia De Salvador Dali. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 8

CARACTERÍSTICA DA ARTE COMTEMPORÂNEA

A arte contemporânea, é caracterizada por apresentar uma ampla disposição para a experimentação, levando os artistas a realizarem uma verdadeira fusão de linguagens, materiais e tecnologias.

A característica mais importante da arte contemporânea é sua tentativa de criar pinturas e esculturas voltadas para si mesmas e, assim, distinguir-se das formas de arte anteriores, que transmitiam ideias de instituições políticas ou religiosas poderosas. Os artistas contemporâneos não eram mais financiados por essas instituições, por isso, tinham liberdade para criar e atribuir significados pessoais às suas obras. Essa atitude é, em geral, denominada como arte pela arte, um ponto de vista quase sempre interpretado como arte sem ideologia política ou religiosa.

Também se diz que a arte contemporânea é rebelde por natureza, ficando a arte mais evidente na busca da originalidade e da vontade de surpreender.

Surgiram novas técnicas como salpicar tinta sobre a tela e colagem também foram usados materiais diversos, objetos utilitários, e elementos do meio ambiente.

Seguindo a mesma linha, porém, outros artistas contemporâneos buscaram inspiração nos impulsos espontâneos da arte infantil ou na exploração das tradições estéticas tradicionais de culturas que não fossem industrializadas ou ocidentais.

Outra característica fundamental é o fascínio do artista pela tecnologia moderna e a utilização de métodos mecânicos de reprodução, como a fotografia, a impressão tipográfica e o computador.

Também se caracteriza como arte contemporânea, o mundo virtual e novas mídias, como as instalações e performances. Por serem muitas vezes efêmeras, as obras têm que ser documentadas fotograficamente, para que se cristalizem, e possam provar à posteridade que um dia existiram.

Alguns exemplos de arte contemporânea:

Em 1917, o artista francês Marcel Duchamp expôs uma produção em massa de objetos utilitários, inclusive uma roda de bicicleta e um urinol, como se fossem obras de arte.

Nas décadas de 1950 e de 1960, o artista americano Allan Kaprow usou seu próprio corpo como veículo artístico em espetáculos espontâneos que, segundo ele, eram representações artísticas.

Nos anos 1970, o artista americano que seguia o estilo do earthwork, Robert Smithson, usou elementos do meio ambiente — terra, rochas e água — como material para suas esculturas. Como consequência, muitas pessoas associam a arte contemporânea com aquilo que é radical e perturbador.

No início da década de 1910, o artista italiano Umberto Boccioni procurou glorificar a precisão e a velocidade da era industrial em suas pinturas e esculturas.

O pintor espanhol Pablo Picasso, incorporou às suas pinturas uma nova técnica, a colagem, que usava recortes de jornais e outros materiais impressos.

O artista francês Henri Matisse e o suíço Paul Klee foram influenciados por desenhos de crianças; Picasso observou de perto máscaras africanas e Pollock desenvolveu sua técnica de salpicar tinta sobre a tela, inspirando-se nas pinturas com areia dos índios norte-americanos.

Sob outra perspectiva, porém, afirma-se que a motivação básica da arte contemporânea é criar um diálogo com a cultura popular. Com essa finalidade, Picasso colou pedaços de jornal em suas pinturas, Roy Lichtenstein transportou tanto o estilo quanto o tema das histórias em quadrinhos para suas pinturas e Andy Warhol fez a representação das sopas enlatadas Campbell.

Portanto, o período contemporâneo é marcado pelas intensas transformações vigentes no mundo, pela liberdade de expressão, pela variedade de recursos matérias disponíveis, bem como pela liberdade de fazer o publico participar e até interferir em suas obras de arte.

Principais movimentos da arte contemporânea: Op Art, Pop Art, O Expressionismo Abstrato, a Arte Conceitual, a Arte Povera, o Minimalismo, a Body Art, o Fotorrealismo, a Internet Art, a Street Art, a Arte das ruas, baseada na cultura do grafite e inspirada faccionalmente na geração hip-hop, tida muitas vezes como vandalismo.

SALVADOR DALI

“Desenhar é a honestidade da arte. Não há possibilidade de enganar. Ou é bom ou é ruim.”

“Aqueles que não querem imitar algo, não produzem nada.”

“Arte moderna é quando se resolve comprar um quadro para esconder uma parte da parede cuja pintura está descascando e, depois de examinar umas 50 obras, se chega à conclusão de que o melhor mesmo será deixar como está.”

Dalí fotografado por Roger Higgins em 1968.

SALVADOR DOMINGO FELIPE JACINTO DALI I DOMÈNECH

- 1º Marquês de Dalí de Púbol

Nasceu em 11 de Maio de 1904, na cidade de Figueres, Catalunha/Espanha e ai faleceu em 23 de Janeiro de 1989 aos 84 anos.

Desde a infância, demonstrou interesse pelas artes plásticas. Seu pai era austero, mas Dali recebeu da mãe o apoio necessário para seguir a carreira artística.

Desde jovem se dedicou ao desenho e a pintura, e em 1922 começou os estudos de Belas Artes em Madri, capital espanhola. Durante sua estância na Residência de Estudantes surgiu a grande amizade que ele manteve com o famoso poeta Federico García Lorca e o cineasta Luis Buñuel. Foi expulso em 1926, depois de afirmar que não havia ninguém com competência para julgar seus trabalhos.

Finalizada sua etapa de estudante em Madri, e após ter participado nos debates artísticos renovadores dos anos 1920, Salvador Dali se mudou para Paris, onde se integrou ao grupo de pintores e escritores surrealistas. Neste período fez algumas obras bastante conhecidas no mundo surrealista como: O Grande Masturbador, O Espectro do Sex-appel, O Jogo Lúgubre e A Persistência da Memória.

De 1928 até 1931, Salvador Dali participou de diversas exposições, publicou livros e até fez dois filmes, junto com Luis Buñuel, “Um cão andaluz” e

“A cidade de ouro”.

Em 1929 conheceu a jovem russa Helena Ivanovna Dia konova, Gala, que a partir de então se converteu em sua musa e grande companheira.

É a partir daí surgem os melhores trabalhos do mestre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com