TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características Gerais dos Cnidários

Tese: Características Gerais dos Cnidários. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Tese  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 5

SEMINARIO DE ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS

FILO CNIDÀRIA

INTRODUÇÃO

O filo dos cnidários ou celenterados como também são conhecidos, receberam esta nome por serem os primeiros animais a apresentarem uma cavidade digestiva no corpo, algo que foi de estrema importância para estrutura evolutiva dos animais. São representados basicamente por corais, águas-vivas, anêmonas-do-mar, hidras e caravelas que em maior parte possuem vida aquática predominantemente marinhos, que reuni mais ou menos nove mil espécies. O ciclo de vida e dividido em dois tipos morfológicos. Pólipo e Medusa.

Figura 1:Polipo Figura 2: Medusa

Classificação

Posição Sistemática:

Reino: Animalia

Sub reino: Metazoa

Filo Cnidaria

Classe Hydrozoa

Classe Scyphozoa

Classe Cubozoa

Classe Conulata (fóssil)

Classe Anthozoa

Número de espécies:

No mundo: 11.000

No Brasil: 470

Fonte:http://www.pucrs.br/fabio/histologia/tecnerv/Cnidaria/Gerais.htm

Características Gerais dos Cnidários:

Os celenterados ou cnidários, são os primeiros metazoários a exibir uma cavidade digestiva ou cavidade gastrovascular (1a ocorrência nos animais), com uma abertura única que funciona como boca e ânus, portanto o tubo digestivo é incompleto. Todos os membros do filo possuem, ao redor da boca, tentáculos dotados de células urticantes (cnidoblastos) que auxiliam na captura de alimentos. A digestão enzimática do alimento começa nessa cavidade extracelularmente e termina no interior (intracelularmente) das células muscular-digestivas, que fazem parte da gastroderme.

Animais de corpo mole, os celenterados apresentam respiração e excreção por difusão simples e em qualquer parte da superfície corporal. A maioria vive em ambientes marinhos, embora haja alguns exemplares de água doce. Muitos deles formam colônias gigantescas, como os corais. Possuem cores e formas diversas e muito atraentes, bastante apreciadas pelos mergulhadores. Algumas formas são livres, e se movimentam por jato propulsão como as medusas, e outras são sésseis, como os pólipos.

O sistema de defesa é composto por cnidoblastos que são células urticantes localizada nos tentáculos que auxiliam na defesa contra predadores e também ajuda na captura de suas presas. Essas células contêm nematocistos capazes de penetrar na pele da vítima e liberar uma substância urticante. Tais estruturas são as responsáveis pelos acidentes que acontecem com determinadas pessoas, em regiões litorâneas, ao entrarem em contato com determinados cnidários.

Caracterizam-se por possuírem sistema digestório incompleto; distribuição de substâncias e oxigênio e liberação de excretas e gás carbônico por difusão; sistema nervoso difuso e reprodução assexuada por brotamento e sexuada com fecundação externa e desenvolvimento indireto podendo haver alternância de gerações.

Tegumento

Primeiros animais da escala evolutiva a apresentar tecidos verdadeiros, mesmo sem a formação de órgão.

Figura 3: As camadas que constituem o corpo: Epiderme: é a camada mais externa que compõe as células sensoriais e cnidócitos. Mesogléia: é a camada gelatinosa que possui células nervosas- formação do sistema nervoso difuso. Gastroderme: revestimento da cavidade gastrovascular. A mesogléia é muito mais desenvolvida nas medusas.

Digestão e Defesa

A presença de uma cavidade digestiva permitiu aos animais ingerirem porções maiores de alimento, pois nela o alimento pode ser digerido e reduzido a pedaços menores, a absorção é feita celularmente e a excreção a feita pelo mesmo orifício. Para capturar da presa são utilizados os tentáculos que possuem células urticantes.

Figura 4: Sistema digestório.

Reprodução dos cnidários

Metagênese

A maioria dos celenterados apresenta reprodução sexuada e assexuada, como o ciclo de vida pode ser complexo, possui um grande o número de espécies que apresenta alternância de gerações, as espécies sofrem alterações em sua forma (morfologia).

Reprodução assexuada

Ocorrem por meio de brotamento os pólipos são os principais responsáveis por realizarem esta função, o brotamento ocorre a partir da formação de um broto causado pela invaginamento no corpo, este broto com o passar do tempo apresenta boca e tentáculos que se transformam em pequenas medusas que se desprendem para ter uma vida livre e após o processo de desenvolvimento ocorre à produção de gametas.

Reprodução sexuada

Apresentam a forma de pólipo esse se reproduz originando novos pólipos. Os espermatozóides são liberados na água, nadando ao encontro do óvulo. A fecundação e as primeiras divisões ocorrem com o zigoto ainda preso ao organismo materno, o embrião

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com