TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celula

Casos: Celula. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 3

NÚCLEO DA CÉLULA

O núcleo da célula é formado pela cromatina, nucléolos e nucleoplasma. Nas células procariontes, o núcleo fica solto no citoplasma. Nas moléculas eucariontes, a cromatina (material genético) é o resultado das moléculas de DNA com proteínas, formando um conjunto de filamentos que ficam distantes do citoplasma devido a uma membrana. A membrana recebe o nome de carioteca ou membrana nuclear e possui diversos poros. Eles são necessários para que ocorra a troca de substâncias entre o citoplasma e o núcleo.

Um núcleo pode ter um ou mais nucléolos. Esse é o local onde o RNA é sintetizado e se une a proteínas que vêm do citoplasma e formam unidades precursoras dos ribossomos. As subunidades ficam no nucléolo até a divisão celular. A maioria das células possui apenas um núcleo.

Cromatina

A cromatina (do grego chromatos, que significa cor) é um dos componentes do núcleo da célula. É um conjunto de fios onde cada um é formado por uma molécula de DNA que fica associado a um tipo de proteína. Os fios são os cromossomos. Há uma região mais densa que recebe o nome de heterocromatina e outra menos densa que recebe o nome de eucromatina.

A eucromatina se refere a um local do DNA onde os genes estão ativos e auxiliam na síntese de RNA. Ela está desenrolada e o material genético consegue ter muito contato com as enzimas. Já a heterocromatina está ligada a genes inativos, pois o DNA não encontra uma quantidade necessária de superfície para manter contato com as substâncias.

Cromossomos

O cromossomo (croma=cor; soma=corpo) é uma fita dupla de DNA que, durante o processo de divisão, aparecem no lugar da cromatina. O cromossomo é formado por pedaços de cromatina que se dobram diversas vezes sobre si e possuem um formato de bastonete. Antes que ocorra a divisão, o cromossomo se duplica e são formadas as cromátides (a cromátide é cada um dos filamentos de DNA que são formadas na duplicação do cromossomo).

As cromátides pertencentes ao mesmo cromossomo recebem o nome de cromátides-irmãs e as não irmãs são as que surgiram de cromossomos diferentes. Quando acontece a divisão celular, as cromátides-irmãs separam-se e se deslocam para uma célula-filha. Quando a divisão acaba, o cromossomo volta a possuir apenas um fio de cromatina, que recebe o nome de cromonema.

O cromossomo possui o centrômero e, dependendo de sua posição, pode lhe proporcionar uma classificação diferente:

-Metacêntrico: quando o centrômero está no meio;

-Submetacêntrico: Quando o centrômero está um pouco distante do meio;

-Acrocêntrico: Quando ele se encontra perto de um dos polos;

-Telocêntrico: O centrômero está em cima de um dos polos.

Cariótipo

O cariótipo é o conjunto de cromossomos de cada espécie, pois cada uma possui um conjunto de cromossomos que podem ser diferenciados com base em sua forma, tamanho e sua quantidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com