TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Componentes Estruturais Da célula Animal E Suas Funções

Artigo: Componentes Estruturais Da célula Animal E Suas Funções. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2012  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  2.619 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O trabalho tem o propósito de prover uma avaliação dos componentes estruturais básicos de células vivas.

A compreensão da estrutura celular é um dos primeiros passos para compreender as interações celulares complexas que dirigem e produzem a vida.

Componentes estruturais da célula animal e suas Funções

A célula animal costuma ser arredondada ou achatada, sem ângulos acentuados, revelando ausência de grandes vacúolos, bem como de parede celular.

A maior parte dos orgânulos intracelulares é delimitada por membranas lipoprotéicas. São os orgânulos membranosos como o retículo endoplasmático, complexo golgiense, mitocôndrias, cloroplastos, lisossomos e núcleo que, juntamente com a membrana plasmática, formam o sistema de membranas da célula.

Alguns poucos orgânulos não são delimitados por membranas como os ribossomos, centríolos e cromossomos que formam o sistema não-membranoso.

Ribossomas: São grânulos de ácido ribonucleico e proteína de tamanho variável que se encontram livres no citoplasma, e que por vezes se reúnem em estruturas parecidas com um colar a que se dá o nome de polissomas; é no seu interior que durante a síntese das proteínas, se verifica o encadeamento dos aminoácidos segundo uma determinada sequência. Principal função é auxiliar na síntese protéica.

Retículo Endoplasmático liso: Principal função é de síntese de ácidos graxos, fosfolipídios e esteroides.

Não possuem ribossomos aderidos e são bastante desenvolvido em células hepáticas e em células de gônadas, que produzem os hormônios sexuais.

Retículo Endoplasmático rugoso: É chamado também de retículo endoplasmático granuloso, atua na produção de certas proteínas celulares.

Possui em sua superfície ribossomos, o que lhes confere o aspecto granuloso e participam também, no transporte dessas proteínas através do citoplasma

Lissomos: Possuem em seu interior grande quantidade de enzimas que realizam a digestão intracelular.

Na função Heterofagica as partículas alimentares que penetram na célula ficam no interior de vacúolos os quais são fundidos aos lisossomos primários, formando os lisossomos secundários;

Na função autofágica é um processo de digestão de estruturas citoplasmáticas desgastadas. A autofagia também é responsável pela transformação de um tipo celular em outro como ocorre nas hemácias;

Células animais podem conter vários lisossomos. Os lisossomos primários contêm em suas vesículas diversas enzimas que atuam nas funções autofágicas e heterofagica, e os lisossomos secundários que é chamado de vacúolo digestivo.

Vácuolo: É uma prega na membrana celular que engloba nutrientes líquidos e os faz penetrar no interior da célula. Nestas células, os vacúolos têm um tamanho reduzido enquanto que nas células vegetais, estes encontram-se bastante grandes (mediante a idade da célula).

Complexo de Golgi: É uma estrutura reticular formada por um conjunto de duplas membranas empilhadas. A sua função é participar na síntese das proteínas, produzir material para a membrana celular e, ainda, servir para a secreção e excreção da célula. Função: concentração de proteínas a serem secretadas pela célula; formação do acrossomo do espermatozóide; síntese de polissacarídeos; produção de grãos de zimógeno.

Mitocôndrias: São corpos em forma de bastonete muito numerosos nas células indiferenciadas. Consistem numa espécie de saco de membrana dupla, com uma série de excrescências no interior. A sua principal função é servirem de enzimas na respiração celular e, ainda funcionarem como reservas de energia. Função: No interior das mitocôndrias, ocorrem duas etapas da respiração aeróbica: o ciclo de Krebs, desenvolvido na matriz mitocondrial, e a cadeia respiratória, realizada nas cristas mitocondriais.

Centríolo: É um pequeno corpúsculo formado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com