TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celulas Tronco

Casos: Celulas Tronco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 4

CÉLULAS TRONCOS

As células tronco tem três características importantes que as distinguem de outros tipos celulares. Em primeiro, elas são células não especializadas, que se renovam por meio de divisão celular. Outra característica é que são células não diferenciadas e, portanto, não especializadas. Por fim, sobe certas condições fisiológicas e experimentais, podem ser induzidas a tornarem-se células com funções especiais, tais como células contratem de músculos cardíacos.

A terapia celular, baseada na utilização das células tronco, pode ser definida como um grupo de tecnologias que dependem da reposição de células doentes ou não funcionais por células saudáveis. Essas novas técnicas estão sendo aplicadas em um amplo espectro de doenças humanas, incluindo muitos tipos de câncer, doenças neurológicas, como Parkinson, injurias da medula espinhal, diabetes e doenças cardíacas.

Há dezenas de tipos diferentes de células especializadas no organismo adulto. Todas elas possuem funções especializadas para o tecido que compõem. Por exemplo, células especializadas no músculo cardíaco contraem ritmicamente enquanto que células do pâncreas produzem insulina.

As células têm um período determinado de vida e eventualmente morrem. A maioria das células do organismo se divide e duplica ao longo da vida, mas algumas células não se repõem ou fazem em tão pequeno numero que não conseguem repor a quantidade necessária com rapidez suficiente para combater as doenças do tecido que as contém.

As células tronco são células primitivas que dão origem a outros tipos, também chamadas de progenitoras. Há vários tipos de células troncos:

1- Células totipotentes são consideradas as células mestres do corpo, pois contem a informação genética necessária para criar todas as células do corpo mais a placenta, que nutre o embrião.

2- O próximo estagio de divisão resulta em células pluripotentes, altamente versáteis e que podem dar origem a qualquer tipo de células, exceto a placenta.

3- As células, no estagio seguinte, tornam-se multipotentes, isso é, podem dar origem a vários outros tipos celulares, mas em numero limitado. Um exemplo são as celulares hematopoléticas, que podem se desenvolver em vários tipos de células sanguíneas, mas em células cerebrais. Ao final da cadeia de divisão celular estão as células definitivamente diferenciadas – consideradas permanentemente comprometidas com uma função especifica.

Os cientistas trabalham com 2 tipos de células tronco de seres humanos:em embrionárias (pluripotentes) e adultas (multipotentes), cujas funções e características são diferentes.

As embrionárias, como o próprio nome sugere, são derivadas de embriões. Especificamente, células tronco embrionárias são derivadas de embriões que se desenvolvem de óvulos fertilizados “in vidro” e doados para propósitos de pesquisa com o consentimento dos doadores. Eles não são derivados de óvulos fertilizados no corpo da mulher. Estes embriões tem tipicamente 4 ou 5 dias de idade e são, no microscópico, uma bola oca de células chamadas blastocisto.

Já as adultas são células indiferenciadas encontramos entre células diferenciadas dentro de um tecido ou órgão, podem se renovar e podem se diferenciar para produzir tipos especializados. O papel primário das células tronco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com