TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cetáceos

Projeto de pesquisa: Cetáceos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

É retratado na biologia evolutiva que os seres vivos evoluem, e é assim que a evolução ocorre por descendência e variabilidade com modificações para adaptação ao meio ambiente em que vivem, a seleção natural é como um mecanismo de mudança evolutiva e adaptação.

1.2 Cetáceos

No boto-cinza (Sotalia Guianenis) a coluna apresenta vértebras torácicas com facetas articulares na extremidade dos processos transversos para inserção de costelas. A transição entre as regiões lombar e caudal é marcada pelo primeiro chevrão, o arco hemal ou hemapófise. A primeira vértebra caudal é a que precede o primeiro chevrão.

- Osteometria: largura máxima da vértebra é a distância entre as extremidades distais dos processos transversos, a largura máxima da face anterior do corpo da vértebra é transversalmente ao corpo da vértebra, a altura máxima da face anterior do corpo da vértebra no plano sagital, a largura máxima do canal vertebral – transversalmente junto a inserção do arco ao corpo vertebral à margem dorsal do canal neural, em vista posterior, a altura do processo neural é da margem postero- dorsal do canal neural à extremidade distal do processo neural, comprimento do corpo vertebral é a distancia entre as linhas epifisárias da face anterior e posterior do corpo vertebral, nas ultimas caudais, as epífises são estimadas nas medidas, a altura da metapófise é tomada em linha reta da base das metapófises até a porção mais ventral do corpo da vértebra, a largura entre as metapófises é tomada entre as extremidades distais desse processo.

As baleias fazem parte desta ordem. Evidências fósseis ligadas à trajetória evolutiva levaram muitos especialistas a considerar que ungulados (animais com casco) há muito tempo extintos, denominados Mesoniquídeos, apresentam dentes molares triangulares similares aos de cetáceos primitivos.

O grupo fóssil mais antigo que a Paleontologia associa à evolução dos cetáceos é uma família chamada Pakicetidae. Pakicetus é um Archaeoceti do médio Eocenoe, atualmente, o mais antigo e bem preservado fóssil “cetáceo-relacionado” conhecido. Até 2001 apenas um crânio de Pakicetus era conhecido, sendo que recentes descobertas no Paquistão trouxeram à luz mais espécimes, agora com crânios e muitos outros ossos do corpo (figura 1). Gi, coloca a partir daqui o q vc tava terminando sobre os cetáceos.

2.2 Sirenios

Os peixes-bois pertencem à ordem Sirênia, que recebe este nome em referência as lendárias sereias da mitologia Grega (Berta e Sumich, 1999).

O sirênio mais primitivo conhecido é o Prorastomus sirenoides, encontrado na Jamaica, vivente no período Eoceno (cerca de 50 milhões de anos atrás). Inicialmente os sirênios eram herbívoros semiaquáticos, fluviais ou estuarinos, com membros posteriores funcionais. Possui estrutura corporal achatada fusiforme.

Os dugongos possuem estrutura corporal semelhante aos peixes-bois, diferindo apenas na sua nadadeira caudal - que se assemelha a dos cetáceos – e não possuem ossos nasais. Os machos e eventualmente as fêmeas possuem os primeiros dentes incisivos em forma de presas.

O esqueleto (figura 2) é composto por ossos extremamente densos, paquiostáticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com