TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cirurgia De Catarata Congenita

Casos: Cirurgia De Catarata Congenita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  1.076 Visualizações

Página 1 de 3

Mães que durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre de gestação, tiveram rubéola, toxoplasmose, infecções intrauterinas, citomegalovírus e sífilis podem passar a infecção para o feto e a criança pode nascer com problemas oftalmológicos, como a catarata. O diagnóstico acurado e precoce é a chave para evitar complicações irreversíveis.

Mundialmente, a catarata congênita tem uma incidência de 0,4% ou 1 caso para cada 250 neonatos. Nos Estados Unidos, epidemiologistas estudaram a prevalência da catarata congênita, chegando a um resultado de 3,0 a 4,5 casos por 10.000 nascidos vivos. No Brasil, esse tipo de catarata é uma das causas mais freqüentes de cegueira na infância, respondendo por uma incidência de 5,5 a 12%. Por ser uma causa comprovada de cegueira infantil e por requerer diagnóstico precoce e tratamento cirúrgico imediato, a catarata congênita merece a atenção dos profissionais de saúde envolvidos no momento do nascimento do bebê.

O principal sintoma da catarata congênita, bem como o de qualquer tipo de catarata, é a perda progressiva da acuidade visual podendo chegar à cegueira total, por evolução na opacificação do cristalino. Entretanto, as conseqüências da doença nas crianças são mais complexas, caso a doença não seja tratada precocemente. A principal alteração na visão infantil é a ambliopia, uma lesão irreversível decorrente da não-maturação sensorial das vias ópticas por falta de estímulo luminoso adequado. Outro sintoma que pode ocorrer pelo inadequado estímulo luminoso é o nistagmo, movimento oscilatório e/ou rotatório do globo ocular.

Para diagnosticar corretamente a catarata congênita é essencial que se faça um histórico da doença materna durante a gravidez (toxoplasmose, rubéola, sífilis e citomegalovirose), uso de drogas durante a gestação e historia familiar de catarata. Feito isso, inicia-se o exame da criança que deve consistir na biomicroscopia do segmento anterior. Outros exames oftalmológicos complementares também podem ser feitos: a oftalmoscopia indireta para avaliação do disco óptico e de possíveis alterações retinianas, a medida da pressão intra-ocular e a ultra-sonografia para diagnóstico diferencial. É necessário uma junção de esforços de neonatologistas e oftalmologistas para que seja feita a triagem correta desses pacientes, visto que, na maioria das vezes, o diagnóstico da catarata congênita é feito tarde demais.

Tratamento

O tratamento da catarata congênita deve ser o mais precoce possível e dependerá de diversos fatores: localização e intensidade da opacificação; grau de deficiência visual ocasionado; alterações oculares associadas e a idade da criança. O tratamento de cataratas parciais que dificultam pouco a visão do paciente pode ser realizado com colírios midriáticos, oclusão e óculos especiais para melhorar a acuidade visual.

Nos casos de catarata total ou parcial com baixa acuidade visual, a cirurgia deve ser realizada o mais cedo possível (no máximo, antes de 12 semanas de vida). O tratamento dentro do menor tempo possível evita a instalação de ambliopia irreversível.

A cirurgia de catarata congênita pode ser feita por meio da técnica de facomulsificação com ou sem implante de lente intra-ocular. Com a cirurgia, a capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com