TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citoesqueleto

Trabalho Universitário: Citoesqueleto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  1.115 Visualizações

Página 1 de 3

citoesqueleto é composto por filamentos proteicos, que são: microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermediários.

2) Os microtúbulos são estruturas cilíndricas constituídas de inúmeras moléculas de uma proteína denominada tubulina, que se dispõem em um padrão helicoidal, dando origem à parede do túbulo. A principal função dos microtúbulos é de fornecer suporte estrutural para manutenção do formato das células e a disposição interna das organelas. Ainda são responsáveis pela formação do fuso meiótico e mitótico e origem de centríolos, flagelos e cílios.

3) Os centríolos são organelas NÃO envolvidas por membrana e que participam do progresso de divisão celular. Estruturalmente, são constituídos por um total de nove trios de microtúbulos protéicos, que se organizam em cilindro.

4) Filamentos de actina é uma dupla fita helicoidal da proteína actina, formam feixes lineares, sustentam a membrana plasmática e junto com proteínas motoras, faz a locomoção celular.

Filamentos intermediários, são compostos por diferentes proteínas, formam uma rede que da resistência mecânica e estrutural as células.

5) a)- Queratina: É uma proteína composta de aminoácidos, e um em especial: a cisteína. A resistência apresentada pela queratina é quimicamente explicada pela presença de muitas ligações enxofre-enxofre entre as cadeias de polipeptídio, essas cadeias estão muito próximas fazendo com que a queratina seja dura e resistente.

b)- Actina; A actina é o maior componente dos filamentos finos das células musculares e do sistema citoesqueletal de células não musculares e está presente em todos os eucariontes.

c)-Miosina: A miosina compõe os filamentos grossos e é classificada como uma enzima mecanoquímica ou proteína motora, isso porque é capaz de converter a energia química em energia mecânica, útil para o mecanismo de contração muscular.

d)-Caderina: As caderinas formam um grupo de glicoproteínas, que são compostas por 700 a 750 aminoácidos, funcionalmente relacionadas, expressas nas células epiteliais da pele e epitélio das mucosas que medeiam a adesão célula-célula dependente de cálcio.

6) Os cílios são curtos e geralmente há muitos (centenas) cílios por célula.

Por outro lado, os flagelos são mais longos e há menos flagelos por célula (normalmente 1-8). São estruturas que estão anexas à membrana plasmática das células.

7) A partição em duas copias é chamada de citocinese e ocorre, na célula animal, de fora para dentro, isto é, como se a célula fosse estrangulada e partida em duas (citocinese centrípeta). Há uma distribuição de organelas pelas duas células-irmãs.

8) Célula animal é uma célula eucariótica ou seja, uma célula que apresenta o núcleo delimitado pela membrana(carioteca), podem ser também unicelulares, como as amebas.

A célula vegetal é semelhante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com