TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cogumelos

Relatório de pesquisa: Cogumelos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

NOVA VENÉCIA-ES 2012

Trabalho apresentado à profª Talita Pletsch da disciplina de Biologia Geral do Curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Capixaba de Nova Venécia, como requisito parcial para a obtenção de nota.

NOVA VENÉCIA 2012

Os fungos são organismos eucariontes com parede celular de quitina, unicelulares ou pluricelulares, heterotróficos por absorção, ou seja, alimentam-se absorvendo moléculas orgânicas do ambiente. A maioria vive da decomposição de matéria orgânica, mas alguns são parasitas ou estabelecem relações simbiônticas. São importantes decompositores, pois se alimentam de substâncias orgânicas, de folhas mortas, de cadáveres e de resíduos; contribuindo assim para a reciclagem da matéria.

As espécies mais comuns são geralmente agrupadas em quatro divisões: zigomicetos, ascomicetos, basidiomicetos e deuteriomicetos.

O ser humano descobriu aplicações práticas para os fungos. Alguns são comestíveis, outros são utilizados na indústria alimentícia, na fabricação de álcool, bebidas alcoólicas, pães e queijos; na indústria química para a fabricação antibióticos ou inseticidas e em processos de biorremediação, que consiste na utilização destes microrganismos para a eliminação de compostos tóxicos.

Certas espécies podem causar doenças, por produzirem substâncias venenosas denominadas micotoxinas, que ocasionam sintomas graves, como: desordem mental; gangrena nos dedos; lesões descoradas ou avermelhadas na pele; descamação; aumento de linfonodos; lesões pulmonares, intestinais e ósseas entre outros. Substâncias tóxicas podem ser também produzidas por fungos microscópios, crescendo em produtos alimentícios, tais como cereais, amendoim, grãos de café, tabaco e presuntos curados.

“Primum non nocere”, esta expressão (do latim: “Primeiro não prejudicar”), citada nos Códigos de Ética Médica em diversos países, relaciona-se com a intenção de reduzir os efeitos adversos ou indesejáveis decorrentes das práticas médicas.

Chama-se infecção hospitalar aquela que se instala em paciente hospitalizado que não tinha infecção no momento da internação. Pode manifestar-se mesmo depois da alta hospitalar. Neste trabalho anexamos um artigo, onde os autores fizeram um monitoramento de leveduras e de fungos anemófilos, que são microrganismos encontrados regularmente no ar atmosférico e que podem causar danos como: a deterioração de materiais; processos alérgicos; intoxicações e infecções, numa unidade hospitalar de Araraquara-SP.

Segundo Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder (Ed. Moderna 2007).

Os fungos são organismos eucariontes, em sua maioria compostos de um emaranhado de filamentos, as hifas, cujo conjunto se chama micélio; existem também algumas formas unicelulares, como o levedo. Nos grupos mais simples, a hifa é formada por uma massa de citoplasma plurinucleada, denominada hifa cenocítica (ceno=comum). Os fungos mais complexos apresentam septos entre as células.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com