TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coleta De Sangue

Casos: Coleta De Sangue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 5

Coleta de sangue

Para se obter sucesso em um exame clínico do qual é necessário se obter amostra de sangue, o procedimento da coleta se apresenta como uma das etapas de maior influência para se obter o resultado fidedigno (FERREIRA. et al, 2001).

O passo a passo da coleta de sangue de define em: Primeiramente é de extrema necessidade separar os tubos de ensaios de acordo com o tipo de exame definido, ou seja, em uma amostra para a realização de exames como hemograma, o tubo necessário é o qual contém EDTA, em exames de bioquímica, o tubo será o qual contem coagulante, e caso tenha um exame como o coagulograma, o tubo deverá ser o qual contém citrato. Lembrando que as marcas apontando o volume de sangue deve ser respeitado, principalmente no exame de coagulograma.

Em seguida, deve-se identificá-los de forma correta comparando-os com os documentos fornecidos pelo paciente (FERREIRA. et al, 2001;ANDRIOLO. et al, 2010).

Antes de dar inicio a coleta, pe necessário explicar ao paciente o procedimento que será seguido, fazendo-o se sentir confortável e confiante.

Após esse, coloca-se as luvas descartáveis evitando contaminação após terem sido lavadas,em seguida faz-se o garrote de maneira firme e segura, depois a assepsia do local da punção, essa assepsia faz-se com algodão molhado em álcool 70.

Coloca-se a agulha na seringa sem retirar a proteção, retira-se o ar da seringa, com delizadeza faça a coleta retirando cerca de 10mL caso seja adulto e no máximo 5mL caso seja criança, após a coleta solta-se o garrote colocando um algodão em cima do local pressionando-o ainda com os braços esticados (FERREIRA. et al, 2001).

Em seguida, distribua o sangue nos tubos de acordo com os exames requeridos, respeitando a ordem do tempo de coagulação sanguíenea. Primeiro em um tubo para o coagulograma, seguido do hemograma e por ultimo o de bioquimica.

Apos fornecer um band aid ao paciente, pode liberá-lo.

Os tubos recém preenchidos devem ser transportados de forma segura ao local de análise (ANDRIOLO. et al, 2010).

Hemograma

O hemograma é a forma de análise sanguínea mais fácil, fidedigona e comum nos dias atuais.

Por meio da análise do eritrograma, leucograma e plaquetograma, faz-se uma revisão geral do estado de saúde de uma pessoa. A partir de sua identificação e análise, é possível se estabelecer diagnósticos ou confirma-los.

O aparelho utilizado na laboratório de emergência do Centro de Saúde Jorge Caldas do município de Macaé-RJ, consiste no SYMEX -1800i.

Este funciona tanto no modo aberto(manual) como no modo fechado(automático).

Após a chegada de amostras de hemogramas, é feita uma numeração nos tubos em ordem crescente, afim de melhor identificá-los. Após esse, é anotado em um caderno respectivamente sua numeração, nome do paciente e posto de onde foi enviado.

Seguidamente, no modo automático, os tubos são devidamente colocados nas racks e nas posições respectivas aos seus números. O aparelho automaticamente repassa individualmente os tubos, homogeiniza-os, analisa-os e em seguida faz a impressão de seu resultado a partir da impressora acoplada a ele.

Caso a análise seja feita manualmente, o próprio técnico homogeiniza-o colocando o tubo na direção do analisador, esperando o resultado por ele enviado.

O próprio aparelho especifica e quantifica parâmetros da série vermelha, branca e das plaquetas, descrevendo quantidade, forma, volume, nível de hemoglobina, presença de células como eosinófilos, basófilos, neutrófilos, monócitos e outros.

Caso o responsável técnico considere necessário uma análise mais detalhad, minuciosa, faz-se um esfregaço sanguíneo dessa amostra de sangue por meio do uso de lâmina de vidro, pipeta, ponteira.

De acordo com a técnica dos 45º, com o apoio de uma lâmina por cima da outra, após o gotejamento fino de sangue na ponta da lâmina inferior, por meio do ângulo de 45º faz-se o esfregaço com o objetivo de se criar 3 espaços nesse, o primário onde há um acúmulo de células, o intermediário, onde as células já estão um pouco mais afastadas e o terceiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com