TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colágeno

Relatório de pesquisa: Colágeno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.638 Palavras (11 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 11

COLÁGENO

Colágeno é a maior classe de proteína fundamental insolúvel, presente no tecido conjuntivo. É proveniente da matriz extracelular. Essa proteína representa 30% total de proteínas presente no corpo humano, fazendo com que seja considerada a mais presente em nosso organismo. Essa proteína é encontrada apenas em células de origem animal, não está presente nos vegetais.

O colágeno desempenha diversas funções no corpo humano como: mantém as células dos tecidos unidas e fortalecê-las, responsável também pela cicatrização e/ou regeneração em caso de corte ou cirurgia, e também se acredita que é responsável pelo envelhecimento humano. O colágeno, também conhecido como tecido conectivo, promove elasticidade e resistência à pele, aos músculos, tendões, meniscos, ligamentos, veias, vasos e artérias, transmissão de luz na córnea, distribuição de fluídos em vasos sangüíneos e linfáticos, além do próprio osso, etc. Nos últimos anos houve grande aumento do interesse sobre o colágeno como a mais importante e fundamental proteína para o crescimento e regeneração correta do corpo. O colágeno ocupa uma posição ímpar na arquitetura molecular dos animais superiores, o que lhe permite ser um agente controlador de distribuição e aplicação interna e externa de forças no organismo.

Estrutura do Colágeno

Na estrutura do colágeno se entrelaçam mais de 10 mil triplas de longos polipeptídios de moléculas de colágeno, que formam parte de: glândulas, órgãos internos, vasos sanguíneos e linfáticos, paredes celulares, ossos, pele, ligamentos, tendões, córnea, humor vítreo, cristalino ocular, cartilagens, meniscos, discos intervertebrais e plasma sangüíneo. Os aminoácidos que compõem o colágeno em maior quantidade são: hidroxiprolina, ácido aspártico, treonina, serina, ácido glutâmico, prolina, glicina, alanina, valina, metionina, isoleucina, leucina, tirosina, fenilalanina, hidroxilisina, lisina, histidina, arginina. Pesquisas mostram que por volta dos 25 anos nossos organismos começam a diminuir a produção de colágeno em contraposição à necessidade constante dessa importante molécula no processo de rejuvenescimento e reparação celular. Aos 50 anos nosso corpo só produz em média 1/3 do colágeno que necessitamos. Supõe-se que esta seja uma das principais causas do nosso envelhecimento. Com a diminuição do colágeno os músculos ficam flácidos, diminui a densidade dos ossos, as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e a força, a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa, com aspecto de almofada. Os cabelos perdem o viço, pois diminui a espessura do fio capilar. Alguns órgãos podem sofrer deslocamento e apresentar mal funcionamento. A pele fica mais fraca, desidratada e sem elasticidade, culminando em flacidez e no aparecimento de estrias; o ganho de reserva lipídica é mais acentuado.

A ESTRUTURA DO COLÁGENO

É uma proteína pouco solúvel, organizada em fibras resistentes. Cada molécula de colágeno é formada por três cadeias polipeptídicas, formadas por cerca de 1000 aminoácidos cada uma, em forma de hélice, orientadas para a direita, enroladas uma em torno da outra.

• Estrutura primária do colágeno

Cada cadeia polipeptídica é formada por cerca de 1000 aminoácidos. A glicina aparece de três em três aminoácidos, e a sequência glicina-prolina-hidroxiprolina se repete com bastante frequência.

• Estrutura secundária do colágeno

A estrutura secundária do colágeno é em α-hélice. Mas a estabilização da hélice do colágeno se dá pela repulsão estérica entre os anéis da pirrolidina dos radicais da prolina e hidroxiprolina, e não somente por ligações de hidrogênio, como normalmente ocorre neste tipo de estrutura. Estes anéis se repelem dando a forma helicoidal e tem cerca de três aminoácidos por volta.

• Estrutura terciária do colágeno

A estrutura primária de uma cadeia polipeptídica determina sua estrutura terciária. É a forma tridimensional da proteína que sofre um maior grau de enrolamento e surgem as pontes de dissulfeto para estabilizar este enrolamento. Pontes de dissulfeto: Uma ponte de dissulfeto é uma ligação covalente formada pelos grupos sulfidrila (-SH) de dois resíduos de cisteína para produzir um resíduo de cistina. Ex.: imunoglobulinas

• Estrutura quaternária do colágeno

Colágenos formadores de fibrilas que são os colágenos do tipo I, II, III que tem uma estrutura semelhante a uma corda, formada por três cadeias polipeptídicas (alfa), as quais são secretadas inicialmente com grupamentos carboxila e amina visando impedir que o colágeno se organize sob a forma de fibrilas dentro das células para uma molécula típica de colágeno. Ao microscópio eletrônico, esse polímero linear de fibrilas apresenta padrões de bandas característicos, refletindo a organização escalonada regular das moléculas individuais do colágeno nas fibrilas.

CONFORMAÇÃO DO COLÁGENO

O colágeno é uma das mais assimétricas proteínas fibrosas encontradas nos organismos vivos. Nos tecidos adultos, o colágeno é muito insolúvel, e apenas uma pequena fração pode ser extraída por soluções aquosas de força iônica e PH variável. Se o tecido conjuntivo for extraído com água em ebulição, o colágeno é solubilizado e sofre certo grau de desnaturação, dando origem a soluções de gelatina, que formam géis com o resfriamento. Os diversos tipos de colágenos podem ser distinguidos pelas suas diferentes solubilidades em soluções aquosas de PH e força iônica variáveis. O colágeno de tecidos embrionários ou fetais é muito mais solúvel do que o de tecidos adultos, sendo denominado tropocolágeno. Cada molécula de tropocolágeno é composta três cadeias de subunidades ligadas por pontes de hidrogênio. Os aminoácidos predominantes são a glicina, prolina e a hidroxiprolina. conforme nos colágenos de adulto, más, que carecem em grande parte das ligações cruzadas covalentes do colágeno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com