TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compostos Orgânicos

Monografias: Compostos Orgânicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

1) Quais as diferenças entre compostos orgânicos e inorgânicos? Escolha um exemplo de cada um deles, descreva a importância para o bom funcionamento das células e do organismo como um todo.

Os compostos orgânicos possuem em suas moléculas, o elemento carbono, ao contrário dos compostos inorgânicos.

Compostos orgânicos são substâncias produzidas que formam os seres vivos. São compostos que possuem carbono, sendo que a maioria destes compostos contém também hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo, enxofre e etc. A exemplo temos os carboidratos, que são compostos orgânicos tendo a função de fornecer energia para as células. Eles são formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Os carboidratos também ajudam na estrutura dos organismos e participam diretamente no metabolismo.

Os compostos inorgânicos são aqueles formados por átomos ou moléculas de pelo menos dois elementos diferentes, e que não apresentam átomos de carbono em cadeias ligados a átomos de hidrogênio, são constituintes químicos de uma célula, constituídos por água e sais minerais. Devido à sua fluidez, a água participa do transporte de substâncias pelo corpo. Ela é capaz promover regulação térmica. Dado o seu elevado calor específico apresenta grande capacidade de ganhar calor sem alterar seu estado físico, resfriando o corpo quando a temperatura ambiental é alta.

2) Faça uma pesquisa

sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano e sua interferência na atividade física. Ressalte a importância do sistema tampão e os principais mecanismos de defesa.

O pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância (concentração de ácidos, metais, sais, etc.) Para que o corpo humano possa absorver os minerais que são necessários para nossa saúde, temos que ter o ph do sangue no limite 7,4. Quando existe uma deficiência de mineral organismo, este está sem saúde. Uma variação, pequena que seja no ph, faz com que o sistema imunológico se torne frágil, dando espaço para os vírus, bactérias, fungos, que vivem em meios ácidos com o ph abaixo de 7 se proliferem e sobreviverem em nosso organismo, fazendo com que estejamos abertos a ter qualquer tipo de doença.

Para manter o equilíbrio do pH é necessário evitar alimentos que tenham o pH baixo (refrigerante, café, etc.) e consumir alimentos alcalinos como vegetais, frutas com pouco açúcar,tais como aspargo, lentilha, cebola, brócolis, lima, melão, abacaxi etc., que equilibram o ph no sangue.

Várias reações químicas que acontecem dentro de uma célula, ou até mesmo fora dela, dependem do pH. Pequenas variações no pH podem afetar a velocidade de uma reação química ou mesmo não permitir que ela ocorra, ocorra, o que pode resultar na morte celular.Quando acontece o metabolismo celular, ocorre liberação ou consumo de muitos ácidos e que são constantemente liberados no meio celular ou extracelular.O organismo neutraliza estes ácidos para prevenir alterações na quantidade de H+ e preservar a função celular. A variação do pH também pode ocorrer por meio de administração de medicamentos ou então serem geradas devido a problemas fisiológicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com