TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comércio Exterior

Casos: Comércio Exterior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 4

1.INTRODUÇÃO

Esta pesquisa aborda o trabalho sobre a Sabesp com relação à análise de hábitos no consumo de água da população situada na cidade de São Paulo.

Desde a Revolução Industrial, o ser humano vem intervindo de forma negativa na natureza. Esse processo culmina na degradação dos bens naturais da Terra, tais como o ar, o solo e a água. A partir da segunda metade do século XX, com o crescimento econômico mundial, os problemas ambientais se agravaram, começando a aparecer para os diversos setores da população. A falta de água potável, atrelados à escassez de chuva, são um dos inúmeros problemas encontrados pelos seres humanos para a sua existência na Terra. [...] “Durante os últimos 200 anos é que se agravou o problema ambiental na Terra, com a intensificação da industrialização e o consequente aumento da capacidade de intervenção do homem na natureza. Essa situação é facilmente verificável pela evolução do quadro de contaminação do ar, da água e do solo em todo o mundo e pelo número crescente de desastres naturais.” (DIAS, 2010, p.11) [...] ”Na segunda metade do século XX, com a intensificação do crescimento econômico mundial, os problemas ambientais se agravaram e começaram a aparecer com maior visibilidade para amplos setores da população, particularmente dos países desenvolvidos, os primeiros a serem afetados pelos impactos provocados pela Revolução Industrial.” (DIAS, 2010, p.12)

Através disso, é fundamental entendermos como as organizações se adaptaram a comercializar os seus produtos de forma sustentável, responsável e de acordo com a responsabilidade social empresarial em torno do meio ambiente, atrelados à conscientização populacional que consome os produtos e serviços prestados pelas empresas. A água é um bem esgotável e devido à seca na cidade de São Paulo, as represas estão em um nível abaixo do pré-estabelecido. Há um grande risco de faltar este precioso bem, afetando todos os habitantes da grande São Paulo. Com o agravamento das questões ambientais, realizamos pesquisas primárias e secundárias para entendermos os hábitos de consumo de água da população da cidade, com o objetivo de interpretarmos o nível de conscientização dos habitantes que usufruem deste bem natural, a água. [...] “O agravamento das questões ambientais provocou ao mesmo tempo aumento da consciência dos cidadãos sobre a importância do meio ambiente natural. Neste sentido, as sociedades estão aumentando suas exigências aos agentes mais diretamente envolvidos, particularmente administrações públicas e empresas. No caso do poder público, pelo seu papel responsável pelo bem comum; e no caso das empresas, como os principais agentes visíveis de contaminação do ambiente. (DIAS, 2010, p.69) [...] “O conceito de Responsabilidade Social Empresarial promove um comportamento empresarial que integra elementos sociais e ambientais que não necessariamente estão contidos na legislação, mas que atendem às expectativas da sociedade em relação à empresa.” (DIAS, 2010, p.153) [...] “O plano de pesquisa pode exigir o levantamento de dados secundários, dados primários ou ambos. Dados secundários são os coletados para outros propósitos e já estão disponíveis. “Dados primários são aqueles reunidos para um propósito ou para um projeto de pesquisa específico.” (KOTLER, 1998, p.117)

2.OBJETIVO;

Análise de hábitos no consumo de água da população situada na cidade de São Paulo.

3.METODOLOGIA;

A metodologia usada foi a quantitativa, conclusiva, descritiva. Foi feita coleta de dados secundários retirados de fontes governamentais, e informações internas da empresa Sabesp e pesquisa em sites, orientando na realização da pesquisa primária com entrevistas pessoais, onde alguns consumidores abordados nas ruas responderam o questionário de perguntas dicotômica e de múltipla escolha. Foi feita a tabulação dos dados coletados, e a elaboração do relatório final a partir dos resultados observados respondendo as hipóteses levantadas nos auxiliando para a tomada da decisão.

4. DEFINIÇÃO DO PUBLICO-ALVO E DOS OBJETIVOS DA PESQUISA;

• Toda população consumidora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com