TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS FINANCEIROS EM COMÉRCIO EXTERIOR

Artigo: ASPECTOS FINANCEIROS EM COMÉRCIO EXTERIOR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  1.351 Visualizações

Página 1 de 4

ASPECTOS FINANCEIROS EM COMÉRCIO EXTERIOR

1 – Dos itens colocados no material referente às razões da existência do Comércio Internacional, qual você considera o mais importante/relevante? Por quê? Se você pudesse acrescentar algum item, qual seria?

Para mim, o mais importante é o avanço tecnológico, com a tecnologia, existe diminuição de custos, em produtos e serviços. Em determinadas situações, é até mais vantajoso, comprar fora do país.

2 – Na sua opinião o Comércio Exterior é condição básica para o crescimento/desenvolvimento dos países? Justifique.

Sim. O comércio exterior, é de grande importância, para o desenvolvimento de um país. Influi diretamente em sua globalização, principalmente em termos tecnológicos.

Fazemos uso da tecnologia, praticamente em tudo, seja numa simples venda, ou em grandes transações comerciais.

3 – Qual a importância do Câmbio dentro do contexto do Comércio Exterior?

O câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, refere-se ao preço de uma moeda em termos de moeda. O câmbio é de extrema importância para o comércio internacional, serve para regulamentação e realização de procedimentos operacionais, com ele podemos fazer investimentos, trocas, intercâmbios comerciais...

4 – Quais são as modalidades de Câmbio existentes e suas características? Porque ter mais de um tipo?

Foram criadas várias modalidades de câmbio, justamente para regular o mercado, pois se existisse apenas uma, haveria grandes crises no mercado financeiro. Como já foi dito, a economia de um país oscila, então faz-se necessário, a existência, de mais de uma modalidade.

Segue abaixo, as modalidades existentes.

Fixo: a taxa de câmbio é fixada pelo governo. O mercado ajusta a quantidade demandada e ofertada para o nível da taxa estabelecido.O Banco Central, tem como função procurar equilibrar a oferta e a demanda da moeda estrangeira, adquiri o excesso, e vende quando há escassez.

Flutuante: O mercado determina a taxa de câmbio, ajusta preço e quantidade transacionada. A intervenção do governo, é apenas para suprir alguma necessidade.

Flutuação Suja: variante do câmbio flutuante, a atuação do governo, é apenas para evitar grandes oscilações da taxa de câmbio.

Bandas Cambiais: o governo define uma faixa de preço, onde a moeda pode variar livremente.

5 – Se você fosse dono de uma empresa que faz importações e exportações, qual a modalidade de câmbio que você gostaria que o Banco Central do seu país adotasse?

Gostaria que o Banco Central adotasse a modalidade de câmbio flutuante, pois em momentos de crise, o mercado ajusta tanto as taxas, quanto as quantidades transacionadas.

6 – O que são operações primárias no mercado cambial? Quais são os tipos de contratos?

Entende-se por Contrato de Câmbio, o instrumento firmado entre o vendedor e o comprador de moedas estrangeiras, cujos dados são registrados no Sistema de Informações do Banco Central do Brasil (Sisbacen), por meio de transação específica e numerado segundo a finalidade da operação.

Os tipos de contrato são:

• Exportação

• Importação

• Transferências Financeiras do Exterior

• Transferências Financeiras Para o Exterior

7 – Como acontece a parte da liquidação dos contratos de câmbio? Quais são os tipos e suas características?

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com