TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Anatomia

Ensaios: Conceito De Anatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

Respondam as seguintes questões e não se esqueçam de comentar a resposta de 2 colegas em dias diferentes.

1) Qual a importância da posição anatômica e do conhecimento dos planos e eixos para

o estudo do corpo humano?

A posição anatômica é importante para conhecermos e entendermos melhor o corpo humano, sendo que a posição anatômica padrão é: posição ereta, cabeça voltada para frente, olhar na linha horizontal, os membros superiores pendentes ao longo do tronco, com as palmas das mãos voltadas para frente; membros inferiores justapostas, com os dedos dos pés direcionados anteriormente. Os planos dividem o corpo, esses planos são: dois planos sagitais, um plano horizontal e um plano frontal. Os sagitais são divididos em: mediano, que divide o corpo humano ao meio, em duas partes semelhantes (direita e esquerda); e paramediano, que divide o corpo em metades distintas (diferentes), se estende do plano sagital mediano, até o plano lateral (direito ou esquerdo).

O plano horizontal divide o corpo em parte inferior e superior, já o plano frontal é paralelo aos planos interiores e posteriores, dividindo o corpo humano em parte anterior e inferior, ele também é chamado de plano coronal. Os eixos são denominados: transversal (lateral) abrange-se entre os planos laterais direito e esquerdo; longitudinal (inferior) estende-se do plano superior ao inferior; sagital (posterior) se estende entre o plano anterior e posterior.

2) Quais são as funções do aparelho locomotor e qual é a importância do estudo anatômico

desse aparelho para a sua formação?

O aparelho locomotor têm como função, fazer o corpo movimentar-se, esse aparelho e constituído pelo sistema articular ósseo e o sistema muscular, cada qual com sua função para contribuição no aparelho locomotor. O sistema articular é o que permite ou não a mobilidade, sendo que a mobilidade de uma articulação depende do tipo de elemento articular, que está entre os ossos. O sistema ósseo é constituído por 206 ossos, que formam o esqueleto ósseo, têm a função de sustentarem o corpo, além de manter reserva esses de sais minerais, cálcio e fósforo, que são fundamentais para o funcionamento das células e devem se fazer presente no sangue, pois quando o nível de cálcio diminui no sangue, sais de cálcio são mobilizados dos ossos para suprir a deficiência. Já o tecido muscular, tem a função de auxiliar no movimento, tanto interno e externo. Existe mais de 650 músculos no corpo humano, o sistema nervoso recebe as informações do corpo e reage de acordo com elas, pois os movimentos dos músculos são controlados pelo sistema nervoso.

Então o estudo anatômico do aparelho locomotor é de suma importância para nossa formação, pois é através dele que ganhamos conhecimentos do corpo humano, de cada sistema, cada função dos órgãos e sistemas que formam esse aparelho, sendo que para qualquer atividade física o principal aparelho é este. Para nos mantermos em boa forma e termos bom desempenho, devemos contribuir para manter o aparelho locomotor da melhor forma possível, para praticarmos e auxiliarmos as atividades físicas seguramente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com