TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corpo Musical

Artigo: Corpo Musical. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2013  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade de Brasília – UnB

Licenciatura em Música

Estágio Supervisionado em Música 1

Profa. Autora: Maria Cecília A. R. Torres

Profa. Revisora: Delmary Vasconcelos de Abreu

Profa. Supervisora: Jordana Eid

Acadêmico: Raimundo Vagner Leite de Oliveira

PROJETO

Identificação

Instituição de atuação: Colégio Estadual Mariano Barbosa Júnior

Professora cooperante: Abeneci Lopes da Silva e Elizete

Série em que fará o estágio: 6º ano U e 7º ano A.

Período de estágio: 06/05 a 30/06/13.

Total de horas: 16 horas/aula (2 módulos com 4 aulas cada)

Apresentação e contextualização

O estágio acontecerá no Colégio Estadual Mariano Barbosa Júnior na cidade de Campos Belos-GO no 6º ano U e 7º ano A (a escola só tem séries do fundamental 2, porém, no período matutino 7º ao 9º ano). A escola tem apenas a disciplina de artes, porém, é desenvolvido um projeto de música em contra turno de violão e coral (sou o professor) As aulas serão realizadas duas vez por semana, a duração das aulas são de 50 minutos.

Tema

O corpo musical

Justificativa

Apesar de não constar do currículo da escola, há sete meses é desenvolvido um projeto de canto e violão há sete meses nessa escola. Os alunos participantes têm demonstrado bastante interesse, pois, sempre procuram aprender, são entusiasmados. Acreditamos que com essa nova ideia, trazida para esse contexto escolar, ritmo corporal seja possível trazer para esse universo musical aqueles que até então estão excluídos. Pretendemos com este projeto possibilitar novas vivências musicais aos alunos e proporcionarmos momentos de lazer motivação, socialização, interação e companheirismo.

Fundamentação Teórica

BONFIM, BARBATUQUES, Núcleo e LOURO (2012) no livro “Música na escola” exemplificam excelentes planos de aulas para o desenvolvimento da descoberta do pulso básico; o corpo musical e o acompanhamento da pulsação, por exemplo, que utilizaremos neste estágio, a fim de proporcionar aprendizagem de ritmos, como rap e samba, através do pulso e corpo musical.

No artigo de COSTA (2009), há a reflexão sobre a importância dos coros nas escolas e nas facilidades que essa modalidade oferece de ensino e aprendizagem musical, além, da oportunidade de socialização, ao cantarem em grupo, e lazer, pois, não deixa de ser uma atividade lúdica que proporciona prazer em cantar e na possibilidades de novas amizades através da socialização.

O Modelo (T)EC(L)A a saber ( técnica, execução, composição, literatura e apreciação) proposto pelo inglês Keith Swanwick (2003) tem cinco parâmetros da experiência musical. Três deles nos relacionam diretamente com a música e os outros dois tem papel de sustentar e habilitar a atividade musical. Swanwick (2003) defende que é necessário ouvir, compor e executar para aprender música e seguindo essa ideia é que iremos propor as aulas de música buscando integrar os três principais parâmetros: ouvir, compor e executar.

4. Objetivo

• Geral

Proporcionar aprendizagem musical através da percussão corporal e canto.

• Específico

a) Desenvolver práticas musicais com atividades rítmicas, relaxamento e técnica vocal;

b) Criar sonoridades com o corpo;

c) Introduzir as possibilidades de sonoridades com a boca;

d) Utilizar os recursos corporais sonoros para reproduzir sons exteriores (instrumentos musicais, sons da natureza, do mundo entre outros).

e) Aprender de forma coletiva;

f) Aprender teoria básica da música;

g) Criar sua própria música, pequenas frases, usando as figuras musicais estudadas;

h) Apreciar as músicas ouvindo em cd’s cantar em grupo (interpretar);

i) Fazer apresentação.

Recursos

Corpo dos alunos e do professor, quadro, pincel, apagador, aparelho de som ou celular com mp3, violão (professor,) cd’ (ensaios) e xerox ( letra e/ou partitura) e folha A4.

Repertório

As rosas não falam - Cartola;

O salário do pecado é a morte – pregador Luo;

Avaliação

Serão avaliados de acordo com a participação nas atividades, exercício e repertório.

Referência Bibliográfica

BONFIM, Camila Carrascoza. A descoberta do pulso básico (pg.228). A música na escola. Allucci & Associados Comunicações. São Paulo 2012.

BARBATUQUES, Núcleo. (André Hosoi, João Simão e Maurício Maas) O corpo musical – sons do mundo: uma história sonorizada (pg.252). A música na escola. Allucci & Associados Comunicações. São Paulo 2012.

LOURO, Viviane dos Santos. Acompanhe a pulsação - prática para um fazer musical inclusivo (pg. 237). A música na escola. Allucci & Associados Comunicações. São Paulo 2012.

COELHO, Helena Wöhl. Técnica Vocal para Coros. 6ª edição. Porto Alegre: Sinodal. 2003.

BENNETT, Roy. Elementos Básicos da Música /Roy Bennetty; tradução, Maria Tereza de Rezende Costa; revisão técnica, Luiz Paulo Sampaio. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1998

COSTA, Patrícia. Coro juvenil nas escolas: sonho ou possibilidade? Música na educação básica. ABEM” (Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009. ISSN 2175 3172) de Patrícia Costa.

QUEIROZ, Luiz Ricardo Silva, Marinho, Vanildo Mousinho. Práticas para o ensino da música nas escolas de educação básica. Música na educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com