TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cromossomo, Heterocromatina Facultativa, Herança Mendeliana, Epistasia

Ensaios: Cromossomo, Heterocromatina Facultativa, Herança Mendeliana, Epistasia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  1.248 Visualizações

Página 1 de 2

O cromossomo eucariótico é composto por um Braço Curto geralmente identificado pela letra P e por um Braço Longo identificado pela letra Q, esses braços são formados por cromátides, as quais possuem telomeros, responsáveis por manter a estabilidade estrutural dos cromossomos. Possui também, zonas de constrição sendo elas, primarias ou centrômeros e secundarias. A região da constrição secundária é responsável pela produção de subunidades de nucléolos.

Classificação dos cromossomos: Os cromossomos podem ser diferenciados pelo tamanho, podendo ser grande, médio ou pequenos; Também pela posição do centrômero ou da constrição primaria, sendo metacêntrico, quando dividem os braços P e Q aproximadamente no mesmo tamanho, pode ser submetacêntrico, quando divide os dois braços de forma desigual, sendo o braço longo visivelmente maior que o braço curto, e por fim, pode ser acrocêntrico, quando o braço curto for consideravelmente menos que o braço longo.

Em relação ao centrômero, os cromossomos podem ser monocentricos, possuindo apenas um centrossomo, holocentricos, cromossomos que possuem o centrossomo distribuído por toda a cromátide.

Os telomeros, também possuem função de iniciar o pareamento dos cromossomos homólogos e ancorar o cromossomo no envoltório nuclear.

Heterocromatina Facultativa: aparece em apenas um cromossomo de par homologo. Envolve todo o cromossomo ou set cromossômico. Não apresenta particularidades quanto a composição de DNA. Ex: Inativaçao de um dos cromossomos X na femea humana.

Herança Mendeliana: Os dois membros de um par de fatores segregam um do outro para a formação dos gametas de modo que metade dos gametas carrega um membro do par e a outra metade o outro. (1ª Lei)

Durante a formação dos gametas, a segregação de um par de fatores é independente de outros pares de fatores.

Epistasia: Interação entre dois genes onde um deles modifica a expressão fenotípica do outro.

Dominante: Quando há apenas presença de um dos alelos.

Recessivo: quando são necessários os dois alelos epistáticos para causar a inibição.

- O que causa inibição → gene epistático

- E o que sofre inibição → gene hipostático

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com