TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cromossomos Sexuais

Trabalho Universitário: Cromossomos Sexuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 3

O cromossomo sexual é um tipo de cromossomo, encontrado em suas células, na maioria dos organismos determina o sexo dos indivíduos.

A maioria das plantas e animais são organismos diplóides (2n): possuem duas cópias de cada cromossomo. Nos núcleos das células, os cromossomos são encontrados em conjuntos de pares idênticos, excetuando-se um par de cromossomos. Os cromossomos pareados são chamados de autossomos. Os cromossomos não-pareados são chamados de cromossomos sexuais.

No caso da espécie humana, o total de cromossomos é de 23 pares, sendo 22 pares de autossomos e um par de cromossomos sexuais (XX ou XY).

Índice [esconder]

1 Mecanismos de determinação dos tipos de sexos

1.1 Machos heterogaméticos

1.2 Fêmeas heterogaméticas

1.3 Balanço gênico

1.4 Haplodiploidismo

2 Outros mecanismos de determinação do sexo

3 Ligações externas

Mecanismos de determinação dos tipos de sexos[editar]

Machos heterogaméticos[editar]

É o mecanismo da espécie humana e aparentemente em todos os outros mamíferos, no qual a presença do cromossomo Y determina a masculinidade.

O sexo, nestes casos, é caracterizado por:

Fêmeas: Apresentam em suas células somáticas um número par de cromossomos do tipo XX e produzem apenas um tipo de gameta, com cromossomo X

Machos: Apresentam em suas células somáticas um número par de cromossomos do tipo XY e produzem dois diferentes gametas, X e Y.

Neste caso a proporção de 50% de machos e 50% de fêmea se mantém pois os cruzamentos envolvem indivíduos XX cruzando com XY.

Nos insetos, como os percevejos (hemípteros) e gafanhotos e baratas (Orthoptera) o número de cromossomos X é o determinante do sexo.

Já nestes casos, o sexo caracteriza-se por:

Fêmeas: Apresentam em suas células somáticas um número par de cromossomos do tipo XX + 2A e produzem apenas um tipo de gameta, A + X.

Machos: Apresentamem suas células somáticas um número ímpar de cromossomos do tipo 2A + XO e produzem dois diferentes gametas, (A + X) e (A).

Também neste caso a proporção de 50% de machos e 50% de fêmea se mantém pois os cruzamentos envolvem indivíduos XX cruzando com XO.

Fêmeas heterogaméticas[editar]

É o mecanismo de borboletas, mariposas e alguns peixes e aves.

Neste caso o mecanismo de determinação do sexo é assemelhado a apresentada pelos mamíferos e a espécie humana, mas, neste caso, as fêmeas são heterogaméticas. Para tornar o entendimento da diferenciação dos cromossomos mais clara o cromossomo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com