TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Células Tronco

Trabalho Universitário: Células Tronco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

As células-tronco são células diferenciadas, podendo ser encontradas em tecidos embrionário, cordão umbilical, medula óssea, entre outros.

Muitos estudos vêm sendo direcionados para a utilização dessas células na terapia de várias doenças, e os resultados obtidos até então são bastante promissores, o que faz muitos autores acreditarem que as células-tronco representam a terapia do futuro, podendo significar a cura de determinadas doenças, tais como diabetes, cardiopatias, câncer e mal de Alzheimer.

Nos dias atuais, uma surpreendente soma de recursos materiais e humanos é destinada ao estudo das células tronco e do seu potencial na regeneração de tecidos ou de órgãos irremediavelmente lesados por doenças ou congenitamente malformados. É surpreendente que apenas recentemente, mais precisamente na transição para o terceiro milênio, a ciência tenha despertado para a extraordinária importância das células tronco para a espécie humana. O potencial das células- tronco no tratamento de doenças incuráveis pelos métodos atualmente disponíveis na medicina e na cirurgia, apenas começa a ser conhecido. O mundo científico se volta para os resultados das pesquisas, na esperança de encontrar soluções para os problemas mais intrincados que determinadas moléstias representam. Como habitualmente ocorre com as novidades que emergem dos laboratórios científicos, a manipulação das células- tronco estimula uma série de discussões que, invariavelmente, incluem considerações de ordem econômica, ética, moral, religiosa e legal. A sociedade, especialmente através de alguns grupos organizados, discute em profundidade os aspectos envolvidos na utilização das células- tronco com finalidade curativa. Como um tema de grande atualidade e em pleno desenvolvimento, é compreensível que ainda não haja um consenso sobre o que deve ou não ser permitido ou proibido. No Brasil, a questão despertou um longo debate que opõe, de um lado, grupos religiosos e, do outro, cientistas e portadores de doenças graves. É comum imaginar-se que o embrião em disputa seja um feto, como os que se vêem nas imagens de ultra-sonografia, com sistema nervoso, coração, tronco e membros em formação. Na verdade, o material que interessa às pesquisas é o blastócito, que é constituído por um aglomerado celular com meio milímetro de tamanho, sem forma definida, composto por aproximadamente 100 a 200 células, disponível cinco dias depois da fecundação. Nós vamos analisar alguns aspectos relativos às células- tronco e seu emprego ou seu potencial de utilização no tratamento de determinadas doenças, sem considerar o mérito ético, religioso ou legal. Apenas uma ampla discussão pela sociedade e seus legisladores deverá definir os limites que os pesquisadores deverão respeitar na manipulação desse maravilhoso recurso terapêutico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com