TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO MÁLICO EM PERA

Pesquisas Acadêmicas: DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO MÁLICO EM PERA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  1.398 Visualizações

Página 1 de 5

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO MÁLICO EM PERA

Jacqueline Mansano Ortega

RESUMO

A acidez em peras provem do ácido málico,um ácido carboxílico que caracteriza o sabor azedo à fruta. O presente trabalho tem por finalidade determinar o teor de ácido málico na pera.

A pera foi armazenada em temperatura média de 6 graus Celsius,e durante o transporte até o laboratório a temperatura ficou em torno de 25 graus Celsius. Foi elaborado uma farinha a partir da desidratação da fruta in natura utilizando o processo de trituração e secagem. Na condição experimental definida, a fruta foi processada e desidratada em estufa de secagem por 7 dias,obtendo-se um produto sólido e caramelizado com peso total reduzido em 83,34%, valor referente ao peso da água presente na fruta. O produto sólido foi triturado e obteve-se um pó da polpa desidratada da pera. A titulação ocoreu utilizando o pó diluido em solução de ácido clorídrico e uma solução padronizada de hidróxido de sódio.

PALAVRAS-CHAVE: pera,acidez,titulação,ácido málido.

ABSTRACT

The acidity in pear stems from malic acid,a carboxilic acid that featuring sour flavor to the fruit. The work aims to determine the content of malic acid in pear.

The pear was stored in average temperatura of 6 degrees Celsius,and during transport to the laboratory the temperature was around 25 degrees Celsius. The flour was prepared from the dehidration of the fruit in natura using the grinding process and drying. In defined experimental condition, the fruit was processed and dried in a drying oven for 7 days, obtaining a solid and caramelized product with reduced overall weight in 83,34%, value related to the weight of water present in fruit. The solid product was crushed and obtained a powder of dehidrated pear pulp. The titration occured using the powder diluted in hidrochloric acid solution and a stardardized solution of sodium hydroxide.

KEY WORDS:pear,acidity,titration,malic acid.

INTRODUÇÃO

Muitos foram os estudiosos que aplicaram esforço e trabalho para pesquisar sobre os compostos químicos ácidos e básicos. Há um conceito proposto por dois cientistas, Bronsted e Lowry que elucida: ácidos são substancias doadoras de prótons e bases são substancias aceptoras de prótons. De acordo com essa definição, é evidente, que ambos coexistam na forma de par conjugado ácido-base, ou seja, obrigatoriamente a base recebe o próton doado pelo ácido, caso contrário não se aplica a teoria. Aplicando a teoria de Bronsted e Lowry no presente trabalho, temos que o ácido málico reage com o hidróxido de sódio e forma o malato de sódio e água. Seguindo essa teoria, pode-se descobrir o valor de acidez na reação. Para proceder a reação descrita acima, usa-se o método de volumetria de neutralização. A volumetria de neutralização é um método de analise baseado na reação entre íon e . São dois os tipos de volumetria de neutralização:

• Alcalimetria, que acontece quando os ácidos formados pela hidrólise de sais de bases fracas são tituladas em uma solução padrão básica. Neste método, o hidróxido de sódio (NaOH) é a base usada como solução padrão

• Acidimetria, onde bases formadas pela hidrólise de sais de ácidos fracos são tituladas, com uma solução padrão ácida. Neste método, o ácido clorídrico é o ácido usado como solução padrão.

Composta por água, proteínas, carboidratos, fibras alimentar, cálcio, vitamina C, potássio, fósforo,a pera é uma fruta de regiões temperadas e é muito apreciada por suas propriedades nutritivas e baixo valor calórico. A acidez dessa fruta pode ser calculada através da determinação da quantidade de ácido málico na amostra.

O ácido málico é membro do grupo dos ácidos carboxílicos, é um ácido orgânico de fórmula química C4H6O5 e estrutura molecular

É solúvel em água, possui nomenclatura oficial igual a ácido hidroxibutenodioico.O ácido málico é um diácido e apresenta aspecto de cristais brancos em sua forma pura. Além disso, é inodoro e tem sabor fortemente azedo.

Objetivou-se portanto neste trabalho a desidratação e determinação de acidez da pera pelo método de volumetria de neutralização.

MATERIAL E MÉTODOS

A pera foi coletada em um supermercado na cidade de Maringá,no estado do Paraná,depois foi armazenada por 7 dias a uma temperatura de 6 graus Celsius,e depois transportada para o Laboratório de Química Analítica do Departamento de Química, da Universidade Estadual de Maringá,adequadamente acondicionada em saco plástico a temperatura ambiente e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com