TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teor do álcool na gasolina

Tese: Teor do álcool na gasolina. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2013  •  Tese  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 3

Aula no : 03

Teor do álcool na gasolina

Introdução:

A utilização do petróleo como fonte de energia foi essencial para garantir o desenvolvimento industrial verificado durante o século XX. Através da sua destilação fracionada, podem-se obter vários produtos derivados de grande importância econômica, tais como o gás natural, o querosene, o diesel, os óleos lubrificantes, a parafina e o asfalto. Mas a fração do petróleo que apresenta maior valor comercial é a gasolina, tipicamente uma mistura de hidrocarbonetos saturados que contém de 5 a 8 átomos de carbono por molécula (Morrison e Boyd, 1996; Solomons, 1996).

O custo de produção do álcool é maior que o da gasolina, mas por um acordo firmado entre o governo e os usineiros, hoje o álcool é subsidiado e, por isso, é mais barato que a gasolina nos postos. A mistura do álcool na gasolina reduz a poluição e melhora a octanagem do combustível, evitando sua explosão ao ser comprimido no motor o que causa estouros que podem danificá-lo.

No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica). A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.). Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool.

O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares

O cálculo da porcentagem do teor de álcool na gasolina pode ser determinado pela expressão:

1. Objetivo

Determinar o teor de álcool na gasolina, e assim verificar se a mesma está dentro das normas técnicas e em perfeitas condições de uso.

Reconhecer a presença da Química no controle de qualidade de combustíveis.

01 proveta de com tampa

01 pipeta de

3-Metodologia

3.1-Materiais e Reagentes:

- Proveta de 100 mL com tampa.

- Amostra de Gasolina.

- Solução saturada de NaCl.

- Luvas e óculos de proteção.

3.2-procedimento experimental

Por meio de uma pipeta transferiu-se de água

destilada para uma proveta graduada em mililitros. Em

seguida, transferiu-se de gasolina para a mesma

proveta. Dessa forma, obteve-se uma mistura heterogênea, onde a água destilada por ser mais densa ficou na parte inferior da proveta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com