TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIABETES/ DEPENDENCIA DE DROGAS/ DRUNKOREXIA

Ensaios: DIABETES/ DEPENDENCIA DE DROGAS/ DRUNKOREXIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 2

DIABETES/ DEPENDENCIA DE DROGAS/ DRUNKOREXIA

Acadêmicas: Aniele, Bruna, Monica, Susane,Vanessa

Disciplina: Psicologia

Professora:

Passo Fundo, Abril de 2010

1. INTRODUÇÃO

Drunkorexia, ou anorexia alcoólica termo criado nos EUA para definir o alcoolismo associado a distúrbios alimentares. Este distúrbio é muito comum entre jovens e adultos de idade entre 20 e 40 anos, que ingerem bebidas alcoólicas no lugar da refeição. O ato restringe a absorção de calorias necessárias ao corpo humano sob o objetivo de manter um visual esbelto e na moda.

2. DESENVOLVIMENTO

A anorexia alcoólica, também conhecida como Drunkorexia não é uma doença e sim um sintoma do alcoolismo. Resume-se por perda de apetite provocada pelo consumo excessivo de álcool. É um tema controverso já que há duvidas se devemos considerar um transtorno alimentar especificamente. Muitas mulheres jovens preocupadas com a imagem corporal têm o problema caracterizado como anorexia - ou uma deficiência metabólica, conseqüência de uma dependência química em estágio avançado.

Estudos psiquiátricos revelam que o alcoolismo feminino está associado a transtornos psicológicos relacionados à anorexia, bulimia, depressão e ansiedade. A ingestão excessiva de bebidas pode levar ao alcoolismo, uma doença também sem cura caracterizada pela perda de controle, prejuízos no cotidiano por conta do hábito, desejo compulsivo pela bebida e maior tolerância a ela. O álcool se torna uma forma de anestesiar as emoções negativas e, na busca por um corpo perfeito, a bebida é usada para reduzir a compulsão por alimentos e o apetite. Além disso, os efeitos do álcool amenizam os sintomas psicológicos e, quando ingerido com o estômago vazio, a ação é ainda mais rápida, tornando-o um grande aliado. Mesmo sendo uma fonte calórica, o álcool substitui o alimento sob a forma de calorias vazias pois ele não é utilizado eficientemente pelo organismo como uma forma de combustível. Tanto a digestão como a absorção das calorias são prejudicadas, já que a nutrição nestas condições ocorre sob a influência de um déficit de tiamina, vitamina B12, ácido fólico, zinco e aminoácidos. Com o metabolismo alterado, os micronutrientes (folato, tiamina, piridoxina, vitamina A, vitamina D, zinco, selênio, magnésio e fósforos) sofrem alterações. As conseqüências desta doença resumem-se a distúrbios nutricionais importantes com alterações orgânicas como arritmias, convulsões, doenças neurológicas, anemia, distúrbios menstruais, alterações da tireóide e endócrina. Portanto, além da perda de apetite, complicações como esofagite, gastrite hemorrágica, hepatite alcoólica e diabetes secundária podem correr. Recusa em se manter no peso mínimo indicado para a altura e idade (ou um pouco acima disso), medo intenso de engordar, distorção da imagem corporal e alterações do ciclo menstrual sem causa aparente associados ao consumo de álcool em substituição dos alimentos são alguns sinais da anorexia alcoólica. O tratamento é feito com terapia comportamental e acompanhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com