TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dança Do Ventre

Casos: Dança Do Ventre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 6

Planejamento de Aula de Dança do Ventre

Professora: Núbia Laura

Aquecimento:

O aquecimento acontece no momento inicial da aula. É quando preparamos nossa musculatura e lubrificamos nossas articulações para que possamos praticar nossa atividade física sem causar lesões. Em muitas aulas, após esse momento de aquecimento, fazemos ainda alguns exercícios para soltar nosso quadril e fortalecer grupos musculares importantes para uma boa execução da dança e para a preservação de regiões como a coluna.

Alongamento:

O alongamento, realizado ao final das aulas, permite que nossa musculatura seja mais funcional. Uma musculatura rígida, hipertrofiada e sem flexibilidade permite somente uma gama muito pequena de movimentos. Nosso corpo precisa ser forte e flexível. E quando começamos a dançar precisamos desenvolver novos repertórios. Se estivermos bem alongadas será mais fácil executar os movimentos ao mesmo tempo em que ficarão mais limpos. Além disso, é possível dizer que uma musculatura bem alongada apresenta uma resposta mais rápida a estímulos, ou seja, quando necessito me mover, consigo fazer rapidamente se estou bem alongada. Podemos tomar aqui por exemplo a necessidade de fuga: se estou em situação de ameaça e preciso correr, atingirei um velocidade adequada mais rapidamente se a musculatura de minhas pernas tiver boa flexibilidade. É importante sempre cuidarmos do alongamento de nosso corpo, visando também o futuro. Pessoas sedentárias, na grande maioria dos casos, chegam a terceira idade com grande dificuldade de locomoção, dificuldade para sentar e levantar... O corpo vai perdendo sua funcionalidade, vai adoecendo. É preciso se movimentar sempre, para manter a qualidade de vida. Podemos dizer que o alongamento proporciona os seguintes benefícios: auxilia em uma respiração adequada aumentando a oxigenação do sangue, diminui as tensões, reduz o risco de lesões,

facilita a execução de movimentos no dia a dia, diminui dores musculares, auxilia na reabilitação de problemas estruturais, melhora o funcionamento de todos os órgãos vitais, aumenta a capacidade de concentração, ativa a circulação sanguínea, tranquiliza e relaxa, auxilia no bom posicionamento da coluna vertebral, combate o stress e melhora a qualidade de vida.

Relaxamento:

E o relaxamento é o momento em que permito às alunas entrarem em pleno contato consigo mesmas. Esse espaço também pode ser considerado como fundamental para que a autoconscientização vá se desenvolvendo, levando cada uma a conseguir executar uma dança mais expressiva, de acordo com o abordado no post anterior sobre sentimento e expressão. Em cada aula aspectos diferentes são trabalhados, como o desenvolvimento de uma consciência corporal, o relaxamento progressivo dos grupos musculares, a respiração, a produção de bem estar psíquico através da estimulação de processos criativos, utilização de técnicas de toque e massagem... Diversas formas de produzir relaxamento do corpo e da mente são utilizadas, para que as alunas possam se desligar um pouco da agitação da vida cotidiana, pausando e se voltando para si, aliviando sintomas como a ansiedade. Concluímos então a aula de tal forma que cada uma possa voltar para sua casa completamente tranquila, relaxada e consciente de si.

Conteúdo programático:

Movimento de dança do ventre “pequeno círculo”

Gire o seu o quadril no sentido das agulhas do relógio encolhendo o ventre (ser projetado para frente) mantendo quadris no seu lugar, sem joga-los para ou para os lados.

Agora, faça o movimento em sentido contrario às agulhas do relógio.

Movimento de dança do ventre “médio circulo”

Sem alternar os joelhos projete o quadril para frente, lado, atrás outro lado, reproduzindo um pequeno círculo.

Movimento de dança do ventre "grande circulo”

Este movimento é igual ao anterior, porém a projeção para trás é

maior.Você poderá projetar o tronco para frente enquanto o seu quadril vai para trás.

Movimento de dança do ventre do “oito para frente.”

Coloque o seu quadril para o lado e torça levemente para frente, leve o quadril para o outro lado, (sem levantar o seu calcanhar), desenhando um oito. Você tem que sentir que uma figura da forma de um oito é desenhada no espaço com o seu quadril).

Recomenda-se que permaneçam flexionados.A postura é fundamental em qualquer passo da dança.

Movimento de dança do ventre “oito egípcio ou oito para trás”

Este movimento de dança do ventre difere do anterior somente em que você torce o quadril para trás. Trabalhe visualização, servirá como estimulante para este momento. O desenho do oito no espaço deverá sair completo e bem delineado.

Coloque-se na frente do espelho, prestando atenção nos pequenos detalhes. São estes pequenos detalhes que dão seu estilo próprio à dança do ventre.

Movimento de dança do ventre “oito maia para cima”.

Leve o quadril para o lado em seguida para cima levantando suavemente o calcanhar, pois esse poderá subir um pouquinho para auxiliar.

Lembre-se, a dança não é dos pés e joelhos, por isso atenção nesse detalhe muito importante. Quanto menos movimentos de pés e joelhos, mais limpos serão os seus passos na dança do ventre.

Movimento de dança do ventre “oito maia para abaixo.”

Elevando o seu quadril para cima e em seguida leve para o lado descendo o calcanhar lentamente (lembre-se de que já foi dito acima). Suba ou outro lado e leve o quadril para fora, mesmo lado que você subiu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com