TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chackras na Dança do Ventre

Seminário: Chackras na Dança do Ventre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  Seminário  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 4

Chackras na Dança do Ventre - parte 01

Postado por Isis Zahara

A definição destes centros energéticos é de origem hindu, mas, observei em flyers de divulgação dos benefícios da Dança do Ventre a promessa: "Equilíbrio dos Chakcras". Fico pensando será que todas sabem exatamente do que estão tratando ou virou um modismo para conquistar clientela ?

O que significa Chackras e o que tem haver com a técnica da dança?

Em alguns post anteriores expliquei um pouco sobre o Chi na medicina chinesa e que tem muita relação com aquilo que os indianos chamaram de Chackra, também na medicina Unani dos árabes, há definições a respeito considerando exercícios e respirações para a cura.

Considerando que o corpo possui centros de captação e produção de energia vital que funcionam como geradores energéticos capazes de nos manter saudáveis em todos os sentidos, e que esses centros foram determinados nas culturas antigas por diferentes nomes, a palavra Chackra define em sânscrito o gerador de energia vital do organismo.

Do sânscrito Chackra quer dizer resumidamente, roda, aquilo que gira, responsável por receber as influências vitais do céu e da terra e repassar para o corpo de forma a reciclar a energia externa e produzir uma nova que é necessária à saúde.

Não há mistério algum quando falamos que o mundo à nossa volta inlfuencia a nossa saúde, em outras formas de pensar, menos poéticas que a proposta pelo hinduísmo, quando vivemos expostos na poluição do ar, em ambientes extremamente extressantes, alimentação inadequada estamos expostos à influências externas perigosas e negativas à saúde e que nos levam à doenças físicas, emocionais e até espirituais, pois a falta de uma subjetividade pode causar apatia, depressão enfim..

Dentro do hindu'ismo existe uma forma de medicina conhecida por Ayurveda que trata detalhadamente dos sete chackras principais presentes em um organismo vivo. Segundo a tradição ayurvédica o desequilíbiro desses geradores energéticos é responsável pela raíz de muitas enfermidades, portanto, cabe ao indivíduo prevenir-se e curar-se através de exercícios e respirações cuja técnica é conhecida por Yoga.

Dentro da prática do Yoga podemos compreender os sete Chackras principais seguindo da região sacrococcigiana até o topo de nossas cabeças. Cada um dos sete possui uma função relacionada aos orgãos à sua volta que emanam por sua vez, cores determinadas pelas toxinas que produzem e pelas funções a que estão destinados. Como é possível observar nas figuras, além das cores há formas geométricas relacionadas ao trabalho destes centros onde podemos identificar, num estudo mais profundo, quais movimentos, sons e essências podem ser utilizados para o resgate do equilíbrio.

O nomes de cada Chackra e sua tradução direta do sânscrito:

(localização e função retiradas do site:http://diariodadeusa.com.sapo.pt/chackras.htm )

Chackra da Raiz Muladhara (Mula = Raiz; Adhara=Base)

LOCALIZAÇÃO - Base da coluna vertebral, sobre a região pélvica, na altura do cóccix, distância de oito dedos abaixo do umbigo.

FUNÇÃO - responsável por nossa força e saúde física, sensualidade, emoções reprimidas; estimulante da maturidade e do senso de realidade física; quando em desequilíbrio nos torna irritadiços, instáveis, com sonos profundos e insônias inexplicadas, sem força de vontade e desprovidos da segurança e estabilidade necessária.

Chackra Umbilical Swadhisthana (Morada do sol)

LOCALIZAÇÃO - Dois dedos abaixo do umbigo, abdomen - região pélvica.

FUNÇÃO - É a sede dos nossos desejos, controla o nosso apetite alimentar e sexual, o aparelho e os órgãos de procriação, tanto masculinos quanto femininos, a fertilidade, a criatividade. Provoca sonhos proféticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com