TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De acordo com Bruno Zevi

Resenha: De acordo com Bruno Zevi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Bruno Zevi, para se descrever sobre a história da arquitetura, não podemos deixar de lado, ou não podemos deixar de citar, o próprio conhecimento da história da civilização e seus numerososfatores, predominante, ora de um ou outro, mas sempre agindo em conjunto na formação de diferentes conceitos espaciais, os quais podemos citar apreciação de valores artísticos ou gosto arquitetônico.Podemos assim esquematizar um processo histórico-crítico discorrendo sobre os seguintes dados:

Pressupostos sociais: Todos os edifícios são o resultado de um programa construtivo. Este funda-se nasituação econômica do país e dos indivíduos que promovem tais construções, e no sistema de vida, nas relações de classe e nos costumes que delas derivam.

Pressupostos Intelectuais: Àqueles que sedistinguem das anteriores por incluírem não somente o que são o coletivo e o indivíduo, mas também o que vislumbram ser, o mundo dos, o mundo dos seus sonhos, dos seus mitos sociais, das aspirações e dascrenças religiosas.

Pressupostos técnicos: Definidos aqui pelo progresso das ciências e das suas aplicações no artesanato e na indústria, com particular respeito à técnica da indústria da construção eà organização da mão-de-obra.

O mundo figurativo e estético: sendo o conjunto das concepções e interpretações da arte e o vocabulário figurativo que, forma a língua, de onde os poetas extraempalavras e frases para exprimir, em linguagem individual, as suas criações.

Todos esses fatores analisados formam a cena onde nasce a arquitetura, seja por obras que destaquem a supremacia de uma classedirigente, ou mito religioso, ou desejo coletivo, ou por problema social corrente à época, ou nova descoberta técnica entre outros.

A crítica dos monumentos também pode ser esquematizados porclassificação aproximativa em:

Análise urbanística - que analisa o espaço exterior em que nasce o monumento e que o ajuda ser criado.

Análise arquitetônica – que vivencia a concepção espacial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com