TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dentes Anteriores

Trabalho Escolar: Dentes Anteriores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  2.295 Palavras (10 Páginas)  •  1.251 Visualizações

Página 1 de 10

Incisivos Decíduos

Quando a criança necessita dos dentes para mastigar, a partir dos cinco ou sete meses de vida néo- natal, isto é, quando se inicia a alimentação mista, surgem os dentes temporários, até que então aos três anos os arcos dentais ficam providos com vinte peças.

Desta idade em diante, a criança permanece com o mesmo número de dentes, até os seis anos. Os maxilares continuam crescendo e, aos seis anos aparece o primeiro molar monofisário e aos doze aparece o segundo molar monofisário. No intervalo compreendido entre a erupção do primeiro e segundo monofisários, os dentes decíduos caem e são substituídos pelas peças correspondentes da dentadura permanente.

Não existem pré-molares na dentadura de leite. Os dentes decíduos mostra uma coloração branca- azulada ou branco- leitosa.

Contrariamente ao que acontece com os permanentes, a coroa dos dentes de leite mostra-se de coloração uniforme, isto é, a cor é a mesma qualquer que seja a porção coronária observada.

Morfologicamente, os dentes decíduos são extremamente semelhantes aos permanentes, os dentes decíduos são menores em relação volumétrica, sua forma é globosa de sua coroa, as raízes relativamente mais longas e mais delgadas que as dos permanentes.

• Caninos Decíduos

Os caninos são os terceiros dentes do arco, apresenta forma cônica.

A face vestibular, acentuadamente convexa, apresenta ao nível do terço cervical uma saliência muito pronunciada que constitui o rebordo do esmalte.

Incisivos Superiores

Os dentes incisivos, também chamados, cuneiformes ou espatulados, são peças situadas na parte mediana dos arcos dentais. A função exercida por esses dentes é cortar.

Incisivo Central Superior

Observando-se quaisquer dos incisivos (em específico o superior), pode- se encontrar todos os elementos de um dente bivuspidado, com cinco faces distintas.

A) Coroa: A forma geral da coroa dos incisivos é de uma cunha em prisma triangular. A disposição da coroa cuneiforme é consequência da atrofia do lobo lingual com desenvolvimento exclusivo da porção vestibular. Tal fato determina uma obliquidade muito pronunciada da face lingual transformando sua superfície em uma simples borda.

1. Face vestibular: É sem dúvida a maior das seis face. Suas bordas proximais apresentam como característica a borda mesial mais longa e menos convexa que a distal; por quanto o ângulo distal é mais arredondado e menos agudo que o mesial, e este quase reto. Contendo assim três tipos de bordas:

- borda incisal, que corresponde á base maior do trapézio, representada pela incisal, que se direciona de mesial para distal e de baixo para cima.

- borda cervical, conforme a linha do colo, com raio de curvatura na vertente mesial de diâmetro menor, de convexidade voltada para a raiz, mais curta e mais inclinada, favorecendo para que a parte mais elevada do colo esteja mais perto da mesial.

- borda mesial e distal, são convexas e inclinadas, sendo a mesial mais longa que a distal, devido á posição superior do ângulo distal-incisal.

2. Face lingual: Pouco menor que a vestibular, apresenta-se de forma convexa no terço cervical e côncava nos terços incisais. Apresenta duas cristas marginais uma mesial e uma distal que se encontram no terço cervical formando um esporão ou cíngulo. Está junção não é bem formada deixando no ponto de união, denominada forame cego outras vezes o cíngulo é dividido por dois ou mais sulcos. Assim a porção dessa face, situada entre o cíngulo e as cristas marginais, é ligeiramente côncava, formando a fossa lingual.

3. Face mesial: tem uma silhueta geral que pode se inscrever em um triângulo de base cervical.

4. Fase distal: com uma silhueta semelhante à mesial, apenas um pouco menor, tem um modelado mais acentuado. De forma geral, pode-se observar que a face mesial é mais longa é mais reta, conquanto a distal é mais curta e mais convexa.

5. Fase oclusal: Apresenta duas características condizentes com a idade do dente, ou seja, nos dentes jovens ou com baixo desgaste é incisal e cortante. Nos desgastados, ocorre uma transformação torna-se uma verdadeira face, de tamanho mínimo, disposta inclinadamente para o lado distal ou mesial em conformidade com o dente examinado.

B) Raiz: Curta e arredondada tem a forma de um cone ligeiramente dilatado seu ápice é arredondado com as faces em V mésio-lingual e disto-lingual. No sentido mésio-distal o ápice da raiz pode ser visto inclinado para a distal e no sentido sagital fortemente inclinado para lingual.

Incisivo Lateral Superior

Denominado incisivo externo superior, pequeno incisivo ou segundo incisivo é comparativamente ao incisivo central de menor volume.

A) Coroa: É um dos dentes mais variáveis da dentadura humana na verdade a coroa do incisivo lateral pode apresentar diferentes aspectos morfológicos dede forma típica de dentes bem constituídos até aqueles com coroa simplesmente cônica, reptiliana.

As formas típicas possuem coroa cuneiforme, e na sua metade distal, tendem para conformação lanceolada do canino. E tal qual o incisivo lateral, apresenta cinco faces respectivamente:

1. Face Vestibular: De aspecto mais alongado, apresenta em relação ao incisivo central, um diâmetro menor. A diferença entre as bordas mesial e distal é bem acentuada, tornando consequentemente a borda livre mais oblíqua no sentido mésio-distal. Por outro lado à borda distal é mais convexo, o ângulo mesial mais agudo e o distal mais arredondado.

2. Face Lingual: Apresenta em equivalência ao incisivo central, todos os detalhes mais acentuados, sendo o forame cego mais frequente.

3. Face Mesial: De forma triangular possui bordas e ângulos arredondados. Em relação à face mesial do incisivo central é menor.

4. Face Distal: Mais convexa e mais curta.

5. Face Oclusal: Semelhante a do incisivo central, nos dentes jovens e com leve desgaste, compreende uma borda sobremontada por três dentículas; nos dentes desgastados a borda oclusal configura a uma superfície quadrilátera e estreita obliquamente dirigida para cima e do lado distal.

B) Raiz: Nitidamente diferente do incisivo central, é mais longa, mais delgada e mais afilada; no sentido mésio-distal é bastante aplanada. Entretanto, as duas faces da raiz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com