TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dexametasona

Artigos Científicos: Dexametasona. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 3

Dexametasona

A dexametasona é um medicamento pertencente à classe dos corticosteróides, atuando no controle da velocidade de síntese de proteínas. O efeito principal deste medicamento é a profunda alteração promovida na resposta imune linfocitária, devido à ação antiinflamatória e imunossupressora, podendo prevenir ou suprimir processos inflamatórios de várias naturezas. É utilizado no tratamento de condições patológicas como: Isquemia cerebral, Prevenção da síndrome da membrana hialina, tratamento da síndrome da angústia respiratória em adultos por insuficiência pulmonar pós-traumática, tratamento do choque por insuficiência adrenocortical e como coadjuvante do choque associado com reações anafiláticas, tratamento de processos alérgicos e inflamatórios graves. Seus mecanismos de ação tem como efeitos a influência do metabolismo proteico, lipídico e glucídico, o balanço hidroelectrolítico, as funções cardiovasculares, renal, da musculatura esquelética, do sistema nervoso e de praticamente todos os tecidos e órgãos. Desempenham um papel importante na homeostasia dos estímulos nóxicos internos e externos. Os corticosteróides combinam-se com proteínas receptoras citosólicas e, a seguir, esse complexo liga-se à cromatina no núcleo da célula. As RNA polimerases são activadas, e ocorre transcrição de mRNA específicos, resultando na síntese de proteínas nos ribossomas. Muitas das acções dos glucocorticóides dependem da síntese de proteínas, e deve-se pressupor que essas proteínas sejam elas enzimas ou factores reguladores, controlam as funções celulares apropriadas que determinam os efeitos farmacológicos anteriormente descritos. A dexametasona pode interagir com:

Anticoagulantes (varfarina e cumarinas)

Antiepilépticos (fenitoína e carbamazepina)

Antifúngicos (anfotericina)

Barbitúricos (fenobarbital)

Imunossupressores (metotrexato)

Vacinas

Farmacocinética

Os corticosteróides são, em geral, rapidamente absorvidos pelo tracto gastrointestinal. Na administração tópica há absorção local e, consequentemente ocorrem efeitos sistémicos. As soluções intravenosas são administradas para obtenção de uma resposta rápida, mas as soluções intramusculares permitem efeitos mais prolongados.

Distribuição

Os corticosteróides são rapidamente distribuídos por todo o organismo. A ligação da dexametasona às proteínas plasmáticas é reversível e menor que na maioria de outros corticosteróides e calcula-se que seja de cerca de 77%. A dexametasona tem elevada afinidade para a globulina, mas baixa capacidade de ligação; por outro lado, tem baixa afinidade para a albumina, mas alta capacidade de ligação. Somente a fracção livre pode entrar nas células e mediar o efeito corticosteróide. Estes compostos atravessam a placenta, sofrendo mínima inactivação. Os corticosteróides são distribuídos pelo leite materno.

Tempo de semi-vida

De três horas à 0,8 horas.

Metabolização

Os corticosteróides

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com