TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dia Internacional das Cooperativas (UNESCO)

Tese: Dia Internacional das Cooperativas (UNESCO). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2013  •  Tese  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 2

A crise da abdicação, ocorrida em 1936, foi uma crise constitucional no Império Britânico provocada pela proposta do Rei-Imperador Eduardo VIII de se casar com Wallis Simpson, uma socialite americana divorciada do primeiro marido e em processo de divórcio do segundo. O casamento tinha a oposição dos governos do Reino Unido e dos territórios autônomos da Commonwealth. Objeções religiosas, jurídicas, políticas e morais foram levantadas. Como monarca britânico, Eduardo era o chefe nominal da Igreja da Inglaterra, que não permitia que pessoas divorciadas se casassem novamente se seus ex-cônjuges ainda estivessem vivos; por isso, acreditava-se que Eduardo não poderia casar-se com Wallis Simpson e permanecer no trono. Simpson era considerada política e socialmente inadequada como consorte devido aos seus dois casamentos fracassados​​. O Establishment entendia que ela era movida pelo amor ao dinheiro ou à posição e não por amor ao rei. Apesar da oposição, Eduardo declarou que amava Wallis e que pretendia casar-se com ela, com ou sem a aprovação governamental.

A má vontade generalizada em aceitar Simpson como consorte do rei e a recusa deste em desistir da amante, levou à sua abdicação em dezembro de 1936, sendo Eduardo VIII o único monarca britânico a ter renunciado voluntariamente ao trono desde o período anglo-saxão. Ele foi sucedido por seu irmão Alberto, que tomou o título de Jorge VI. Após a abdicação, Eduardo recebeu o título de "Sua Alteza Real o Duque de Windsor" e casou-se com Wallis Simpson no ano seguinte. Eles permaneceram casados ​​até a morte do duque, 35 anos depois. (leia mais...)

Neste dia…

1 de julho: Dia Internacional das Cooperativas (UNESCO)

1858 – A Teoria da evolução de Charles Darwin e Alfred Russel Wallace é apresentada pela primeira vez, diante de um grupo de naturalistas, na Linnean Society of London.

1967 – Entra em vigor o Tratado de Bruxelas, unificando a Comunidade Econômica Europeia, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço e a Comunidade Europeia da Energia Atómica.

2002 – É estabelecido o Tribunal Penal Internacional em Haia, nos Países Baixos.

Nasceram neste dia…

1920 – Amália Rodrigues, fadista e atriz portuguesa (m. 1999).

1961 – Diana, Princesa de Gales, primeira esposa de Charles, Príncipe de Gales (m. 1997).

1991 – Jade Barbosa (na imagem), ginasta brasileira.

Morreram neste dia…

1109 – Afonso VI, rei de Leão, de Castela, da Galiza e de Toledo (n. 1040).

1925 – Erik Satie, compositor francês (n. 1866).

1974 – Juan Perón, político argentino (n. 1895).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com