TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diabetes Mellitus

Dissertações: Diabetes Mellitus. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.799 Palavras (8 Páginas)  •  1.220 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos. Pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas (produtoras de insulina), resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros.

Abordaremos as definições, conceito tratamento, prevenção entre outros itens dos dois tipos de Diabetes. Diabetes Mellitus I e II e algumas complicações associadas a elas. Atualmente, a diabetes pode atingir um número significativo de pessoas.

TIPOS DE DIABETES

Os tipos de diabetes mais frequentes são o diabetes tipo 1, anteriormente conhecido como diabetes juvenil, que compreende cerca de 10% do total de casos, e o diabetes tipo 2, anteriormente conhecido como diabetes do adulto, que compreende cerca de 90% do total de casos. Outro tipo de diabetes encontrado com maior frequência e cuja etiologia ainda não está esclarecida é o diabetes gestacional, que, em geral, é um estágio pré-clínico de diabetes, detectado no rastreamento pré-natal.

Outros tipos específicos de diabetes menos frequentes podem resultar de defeitos genéticos da função das células beta, defeitos genéticos da ação da insulina, doenças do pâncreas exócrino, endocrinopatias, efeito colateral de medicamentos, infecções e outras síndromes genéticas associadas ao diabetes.

DIABETES I

O termo tipo 1 indica destruição da célula beta que eventualmente leva ao estágio de deficiência absoluta de insulina, quando a administração de insulina é necessária para prevenir cetoacidose, coma e morte.

A destruição das células beta é geralmente causada por processo auto-imune, que pode se detectado por auto-anticorpos circulantes como anti-descarboxilase do ácido glutâmico (anti-GAD), anti-ilhotas e anti-insulina, e, algumas vezes, está associado a outras doenças auto-imunes como a tireoidite de Hashimoto, a doença de Addison e a miastenia gravis. Em menor proporção, a causa da destruição das células beta é desconhecida (tipo 1 idiopático).

O desenvolvimento do diabetes tipo 1 pode ocorrer de forma rapidamente progressiva, principalmente, em crianças e adolescentes (pico de incidência entre 10 e 14 anos), ou de forma lentamente progressiva, geralmente em adultos, (LADA, doença auto-imune latente em adultos). Esse último tipo de diabetes, embora assemelhando-se clinicamente ao diabetes tipo 1 auto-imune, muitas vezes é erroneamente classificado como tipo 2 pelo seu aparecimento tardio. Estima-se que 5-10% dos pacientes inicialmente considerados como tendo diabetes tipo 2 podem, de fato, ter LADA.

DIABETES II

A diabetes tipo 2 é uma doença hormonal que leva ao acúmulo de açúcar no sangue, que pode ser causada por diversos fatores. Ela nem sempre gera sintomas e ainda não tem cura, mas deve-se seguir seu tratamento corretamente todos os dias para evitar suas complicações e assim melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

A diabetes tipo 2 é causada pela incapacidade das células do fígado de ligarem-se à insulina produzida pelo pâncreas, que por sua vez também pode ser insuficiente. Neste caso isto não é inato pois o indivíduo só é diagnosticado com esta doença por volta dos 35 a 40 anos de idade e até esta data seu pâncreas e estas células funcionava bem. Algumas situações que podem favorecer este mau funcionamento são:

Fator hereditário;

Idade;

Obesidade;

Sedentarismo;

Consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos e açúcar.

Sugere-se que a falta de vitamina D no organismo favorece o surgimento da diabetes tipo 2, mas isto ainda não foi totalmente esclarecido.

Os sintomas da diabetes tipo 2 são: Urina frequente; Muita sede/fome; Formigamento nos pés; Visão turva/ embaçada; Dificuldade na cicatrização das feridas; Coceira na pele; Cansaço; Emagrecimento ou aumento de peso sem causa aparente.

Estes sintomas nem sempre estão presentes e podem não surgir ao mesmo tempo.

O diagnóstico da diabetes tipo 2 é feito através do exame de sangue ou de urina que avalia a taxa de glicose no organismo. Este teste pode ser feito em jejum e deve ser realizado em 2 dias diferentes para haver uma comparação entre os resultados.

Valores de referência da glicose são de até 126mg/dl de sangue. Valores iguais ou superiores a estes são indicativos de diabetes. Aconselha-se que os valores de glicose em jejum sejam de até 100mg/dl. Quando o indivíduo possui valores entre 100 e 125mg/dl ele é diagnosticado com Pré-diabetes.

O tratamento para a diabetes tipo 2 é feito através de uma dieta prescrita pelo nutricionista, prática de exercícios físicos regulares e da toma de medicamentos que regulam a função do fígado, e a insulina, se o pâncreas não a produzir de forma satisfatória. Este tratamento deverá ser seguido por toda a vida e é importante que o indivíduo saiba verificar seus próprios níveis de açúcar no sangue, para o fazer em casa diariamente e dependendo do resultado, tratá-la através da alimentação ou da toma de medicamentos.

COMPLICAÇÕES

As complicações causadas pela diabetes se dão basicamente pelo excesso de glicose no sangue, sendo assim, existe a possibilidade de glicosilar as proteínas além de retenção de água na corrente sanguínea, e retirada da mesma do espaço intercelular.

As complicações do diabetes incluem:

A. Retinopatia diabética: lesões que aparecem na retina do olho, podendo causar pequenos sangramentos e, como consequência, a perda da acuidade visual.

B. Nefropatia diabética: alterações nos vasos sanguíneos dos rins que fazem com que ocorra uma perda de proteína pela urina. O órgão pode reduzir a sua função lentamente, mas de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com