TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença Periodontal

Casos: Doença Periodontal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 8

SLIDE 2

O QUE É DOENÇA PERIODONTAL

Doença periodontal é uma doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes. Caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e destruição dos tecido ósseo adjacente.

SLIDE 3

Quando pensa- se em doença periodontal pensamos em gengivite e periodontite! Qaul a diferença

Gengivite é uma inflamação da gengiva que pode comprometer um ou mais dentes. Ela é causada pela placa bacteriana, também chamada de biofilme, uma fina película que adere à superfície dos dentes e deposita-se no sulco gengival, quando a higiene da boca não é realizada de forma adequada. No estágio inicial da doença, o osso e o tecido alveolar onde se fixam os dentes não são afetados.

SLIDE 4

Sem os cuidados necessários, a gengivite pode evoluir para a periodontite, uma forma mais grave da doença que compromete todos os tecidos ao redor do dente (periodonto) que promovem sua sustentação

SLIDE 5

 Sendo assim, as fases são: (Só citar)

 Gengivite

 Perda óssea

 Formação de bolsas

 Mobilidade dentária e incapacidade funcional do dente atingido

SLIDE 6

Vamos entender cada uma das fases:

Gengivite: NÃO SÃO DEGENERATIVAS,PODEM SE CURAR E DESAPARECER OU EVOLUIR

SLIDE 7

Perda óssea: pode ser normal ou patológica, por isto é um item que não pode ser tomado isoladamente como indicativo de doença

SLIDE 8

Formação de bolsas: sinal objetivo de doença periodontal, apresenta sinais inflamatórios e degenerativos

SLIDE 9

Mobilidade dentária e incapacidade funcional do dente atingido: doença na sua fase terminal

SLIDE 10

Nessa foto podemos observar as fases quanto a profundidade da sonda e tbm aparência clinica da gengiva! (ESTUDAR IMAGEM)

SLIDE 11

SINAIS E SINTOMAS DA DOENÇA PREIODONTAL: Quando o osso e os tecidos responsáveis pela fixação dos dentes não foram danificados, os sintomas mais comuns são inchaço, vermelhidão ao redor do contorno dos dentes, exsudato e sangramento espontâneo ou durante a escovação e o uso do fio dental.

Quando a periodontite está instalada, esses sintomas se intensificam, o mau hálito se torna persistente, o paladar fica alterado e seus dentes parecem mais longos por causa da reabsorção óssea e da retração gengival. Dor é uma queixa nem sempre presente nesses pacientes.

 Gengivas que sangram facilmente, durante a escovação ou uso do fio dental

 Gengivas vermelhas, inchadas ou flácidas

 Gengivas que se afastam dos dentes

 Mal hálito persistente

 Mudança de posição ou mobilidade dentária

 Alteração na forma com que seus dentes se encaixam entre si quando você morde.

SLIDE 12

 ANAMNESE A anamnese é parte essencial em qualquer tratamento pois envolve o núcleo da relação clínico-paciente,onde se apoia a parte principal do trabalho,além disso preserva o lado humando do profissional.

SLIDE 13

Importância da anamnese na Doença Periodontal

FATORES DE RISCO (fumo, diabetes, osteoporose)

USO DE MEDICAMENTOS (nifedipina, ciclosporina)

HÁBITOS DE HIGIENE

EXAME CLÍNICO

( o exame clinico é realizado com a sonda periodontal que vai medir a profundidade da bolsa lembrando que deve existir alguns cuidados como: Espessura da sonda utilizada

Mau posicionamento da sonda

Pressão aplicada ao instrumento

SLIDE 14

Doença Periodontal como Potencial Fator de Risco para Síndromes Coronarianas Agudas

A doença periodontal instala-se a partir da colonização por bactérias Gram-negativas e anaeróbias, como Porphyromonas gingivalis e Actinobacillus actinomycetemcomitans.

A constante oferta bacteriana dada pelos biofilmes dentários pode, através de um desequilíbrio tecidual, traduzido pela quebra da homeostase dos tecidos periodontais, pode ter como consequência uma reação imunoinflamatória, causada pela infecção originada pelos biofilmes dentários que pode vir a ser considerada um provável fator de risco para doenças cardiovasculares isquêmicas.

micro-organismos como os Streptococcus sanguis; Porphyromonas gingivalis, Aggregatibacter actinomycemtecomitans, entre outros, são capazes de induzir a agregação plaquetária, o que pode promover a formação de trombos, contribuindo para os eventos aterogênicos e aterotrombóticos com riscos prováveis para as coronariopatias isquêmicas, como o infarto agudo do miocárdio e angina pectoris, assim como o Acidente Vascular Encefálico Isquêmico (AVEI).

SLIDE 15

 Em pesquisa realizada em 2006 por alunos do Curso de

Pós-Graduação em Ciências da Saúde da FAMERP de São José do Rio Preto, SP foram avaliados 361 pacientes com idades variando de 27 a 89. Todos foram submetidos a exame periodontal completo, sendo que 325 (90,0%) realizaram cinecoronariografia para confirmação

diagnóstica. O exame periodontal consistiu na avaliação de todos os dentes presentes na cavidade oral e dos seguintes parâmetros: profundidade clínica de sondagem, nível de inserção clinica, índice de placa e índice gengival.

Dos 325 pacientes 72,0% apresentou obstruções importantes, ou seja, documentou-se cerca de 2,5 vezes mais possibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com