TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1- A doença periodontal como fator de risco para a doença cardiovascular: Sugestão de mais um elo no lúpus eritematoso sistêmico

Por:   •  10/10/2015  •  Artigo  •  3.902 Palavras (16 Páginas)  •  1.407 Visualizações

Página 1 de 16
  1. A doença periodontal como fator de risco para a doença cardiovascular: Sugestão de mais um elo no lúpus eritematoso sistêmico

História do artigo:

Recebeu 11 janeiro de 2011

Aceito 28 de abril de 2011

Resumo:

A doença cardiovascular (DCV) é uma das principais causas de morbidade e mortalidade em pacientes com lúpus sistémico eritematoso sistêmico (LES). Devido a ambas as infecções ou a atividade da doença, níveis elevados de marcadores inflamatórios e a sobre-regulação do processo auto-imune pode contribuir para o desenvolvimento de aterosclerose nas Pacientes com LES. As doenças periodontais estão entre as infecções crónicas mais prevalentes em seres humanos e são caracterizado por a doença inflamatória induzida por via oral de agentes patogênicos que afectam os tecidos de sustentação dos dentes. Várias citocinas capazes de induzir efeitos sistémicos são produzidos durante o curso da infecção. A presença destas citocinas pode ser verificada por meio de alterações nos níveis de proteína C-reactiva (CRP). A doença periodontal é um fator de risco conhecido para a aterosclerose. O potencial para a prevenção de benéfico Eventos cardiovasculares, através da utilização do tratamento periodontal foi previamente recomendado. Esta avaliação reforça a hipótese de que a infecção periodontal pode ser um fator de risco para doenças cardiovasculares em pacientes diagnosticados com SLE, e sugere que, ao reduzir a progressão da infecção por via oral, níveis de inflamatório marcadores comuns às duas doenças (LES e doença periodontal) provavelmente diminuiriam.

Introdução

Nos últimos 10 anos, um número crescente de investigações epidemiológicas têm estudado a possível associação entre a crônica infecções periodontais e doenças cardiovasculares (DCV) [1,2]. As doenças periodontais estão entre as infecções crónicas mais prevalecentes nos seres humanos, e como tal, não há montagem de interesse científico e sensibilização do público relativamente a estas possíveis interações. Este é provavelmente devido às implicações para a saúde pública, caso essas associações foram mostrados para ser significativa e clinicamente relevante [2]. A doença periodontal é uma doença inflamatória causados ​​por patógenos específicos. As complicações desta doença incluem uma progressiva destruição do tecido dental apoio, sangramento gengival, supuração, recessão gengival e mobilidade dentária, acabou resultando em perda do dente. O diagnóstico é baseada predominantemente na clínica e medidas radiográficas. Tratamento periodontal e manutenção poderia contribuir para a redução da inflamação sistémica e por conseguinte, pode diminuir a incidência de doenças cardiovasculares. Houveram poucos estudos sobre a doença periodontal em pacientes com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico (LES). A aterosclerose é considerado ser um processo estreitamente relacionada com a inflamação [3] e é um dos principais causa de morbidade e mortalidade em pacientes com LES [4,5].

Associação entre doenças periodontais e doenças cardiovasculares

Há vários mecanismos potenciais que podem contribuir a patogênese de ateroma em pacientes que sofrem de periodontal infecção. Estes incluem a resposta host-mediated para periodontal agentes patogénicos e seus componentes, o que resulta em sobre regulação de uma variedade de citocinas e de mediadores inflamatórios, produção de metaloproteinases da matriz, alterações no metabolismo das lipoproteínas, e pobres hábitos alimentares [6]. Entrada de bactérias orais e / ou bacterianas produtos para a corrente sanguínea é pensado para ser um dos principais iniciadores de eventos biológicos ligando infecções orais para aterosclerótica doença vascular [7]. Além do conhecimento que bactérias periodontais foram ocasionalmente associados como causador de infecções em órgãos distantes [8], acredita-se também que o aumento do risco para a doença sistêmica em pacientes que sofrem de doença periodontal pode ser devido a um aumento da prevalência e gravidade da bacteremia associada com microorganismos orais [9]. Estudos têm, assim, avaliada se as bactérias de origem periodontal são detectáveis, e recuperáveis cultivável de placas vasculares aterotrombóticas ou biópsias. DNA bacteriano a partir de vários patógenos periodontais tem sido detectados em espécimes endarterectomia humanos [10-13].

Patógenos periodontais podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares através de mecanismos, tais como através da activação e agregação das plaquetas [14].

Estudos experimentais sugerem que existe um potencial de patógenos e / ou os seus respectivos produtos para activar fagócitos mononucleares. Baixas concentrações de lipopolissacáridos de Porphyromonas gingivalis e Prevotella intermédia profundamente estimular a secreção de interleucinas por macrófagos humanos [14]. Progressão da doença periodontal e níveis elevados de soro IgG de anticorpo específico para P. gingivaliscan aumentar o risco relativo Os valores de proteína C reativa (PCR) [15]. Quando especificamente avaliar a quantidade ofAggregatibacter actinomycetemcomitans, o grau de associação aumentou [2]. Fardo patógeno periodontal total, especialmente quando a infecção é causada por A. actinomycetemcomitansunder condições de doença periodontal, podem ser de especial importância como fator de risco para DCV [2,14].

Em uma recente meta-análise, os autores concluem que tanto a prevalência e incidência das doenças cardiovasculares são significativamente aumentados em infecção periodontal [16].

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) e CVD

O LES é uma doença auto-imune, caracterizado por imune crônica hiperactividade, devido à acção de auto-anticorpos, e isto pode afetar muitos órgãos [4]. Alguns destes autoanticorpos formar complexos imunes que são responsáveis ​​pela inflamação do tecido, que contribui diretamente para o desenvolvimento de manifestações clínicas de várias doença [17].

Tem sido sugerido que o processo auto-imune e inflamatória local podem promover a aterosclerose em pacientes com LES [4]. Esses pacientes têm 5-10 vezes o risco de eventos relacionados a DCV em comparação com a população em geral [18,19]. A aterosclerose é considerada uma das principais causas de morbidade e mortalidade de LES pacientes [4,5]. Mulheres diagnosticadas com SLE com idade entre as idades de 35 e 44 anos, apresentam um aumento de 52 vezes na incidência de enfarte do miocárdio, em comparação com mulheres saudáveis ​​da mesma grupo etário [20]. Na verdade, um aumento da prevalência de doenças cardiovasculares relacionadas com aterosclerose prematura ou acelerado tem sido indicado como uma causa importante de morbidade e mortalidade no LES e tem sido relatado anteriormente nestes pacientes [21-24].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com