TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dureza Da água

Trabalho Universitário: Dureza Da água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  1.173 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE SANTO AGOSTINHO -FSA

CURSO DE FARMÁCIA

DISCIPLÍNA: BROMATOLOGIA

DETERMINAÇÃO DADUREZA DA ÁGUA

Flaviano Ribeiro Pinheiro Neto

TERESINA – PI

2013

FLAVIANO RIBEIRO PINHEIRO NETO

PABLO LUAN XIMENES ALVES DE SOUSA

DETERMINAÇÃO DADUREZA DA ÁGUA

TERESINA – PI

2013

INTRODUÇÃO

A dureza da água é a propriedade da água que está relacionada com a concentração de alguns minerais dissolvidos nesta substância, sobretudo de Cálcio (Ca2+) e Magnésio (Mg2+).A água que contém pequenas quantidades destes sais é caracterizada como Macia e/ou Média, enquanto a água Dura e Muito Dura contém níveis mais elevados destes minerais.

A dureza total da água compõe-se de duas partes: dureza temporária e dureza permanente. A dureza é dita temporária, quando desaparece com o calor, e permanente, quando não desaparece com o calor, ou seja, a dureza permanente é aquela que não é removível com a fervura da água. A dureza temporária é a resultante da combinação de íons de cálcio e magnésio que podem se combinar com bicarbonatos e carbonatos presentes.

Normalmente, reconhece-se que uma água é mais dura ou menos dura, pela maior ou menor facilidade que se tem de obter, com ela, espuma de sabão. As águas duras caracterizam-se, pois, por exigirem consideráveis quantidades de sabão para produzir espuma, e esta característica já foi, no passado, um parâmetro de definição, ou seja, a dureza de uma água era considerada como uma medida de sua capacidade de precipitar sabão. Esse caráter das águas duras foi, por muito tempo, para o cidadão comum o aspecto mais importante por causa das dificuldades de limpeza de roupas e utensílios. Com o surgimento e a determinação dos detergentes sintéticos ocorreu também a diminuição os problemas de limpeza doméstica por causa da dureza.

Também durante a fervura da água os carbonatos precipitam-se. Este fenômeno prejudica o cozimento dos alimentos, provoca "encardido" em panelas e é potencialmente perigoso para o funcionamento de caldeiras ou outros equipamentos que trabalhem ou funcionem com vapor d’água, podendo provocar explosões desastrosas. Assim pode-se resumir que uma água dura provoca uma série de inconvenientes: é desagradável ao paladar; gasta muito sabão para formar espuma; dá lugar a depósitos perigosos nas caldeiras e aquecedores; deposita sais em equipamentos; mancha louças.

Para a remoção de dureza da água, são tradicionais dois processos: o da cal-soda e dos zeólitos. Nas últimas décadas tem ganhado muita divulgação e emprego, o da osmose inversa, principalmente em nossa região, onde há extrema carência de água e as poucas fontes disponíveis são, sejam subterrâneas ou superficiais, na maioria de águas salobras.

A prática teve como objetivo determinar adureza de cálcio, dureza de magnésio e dureza total da água.

PROCEDIMENTOS

DUREZA TOTAL

Inicialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com