TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiência, para o cálculo da dureza de diversos materiais, a partir de aço de bronze

Seminário: Experiência, para o cálculo da dureza de diversos materiais, a partir de aço de bronze. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  Seminário  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo

O experimento, tem com objetivo o calculo da dureza de diversos materiais, desde aço até latão, e para isso, foi utlizado uma maquina de ensaio universal Wolpert.O ensaio apresentou uma maior precisão em relação aos outros ensaios.A escala Rockwell permite a realização de ensaios mais rápidos e menos sujeitos a erros do operador.

Na determinação da dureza Rockwell devemos escolher a escala mais adequada para cada material, iniciamos medindo cada material com a escala de maior amplitude (HRA) e a seguir em função da dureza na escala Rockwell A, medir a dureza Rockell B,D, ou F.

Posiciona-se a peça de modo que não haja nenhuma ranhura próxima, aproximamos a peça do penetrador e aplicamos uma pré-carga padrão no ensaio de 10 kgf. Calibramos o relógio manualmente e assim seguir, aplica-se a carga nominal correspondente à classe (A, B,C, D ou F). Espera-se o tempo de 10 segundos e retira-se a carga.

As escalas Rockwell são HR(A,B,C,D,E,F,G,H e K)

Fundamentos Teóricos

Primeiro tivemos uma breve explicação sobre os materiais e sobre a máquina que usamos para fazermos o experimento, para assim nos familiarizarmos com os procedimentos adequados para se medir uma dureza de um determinado material para podemos nos adequar em um projeto para melhor resultados dentro de uma fabrica.

Procedimentos

O ensaio de dureza realizado, oferece algumas vantagens significativas que fazem este tipo de dureza ser de grande uso. Algumas destas vantagens são as rápidas leituras do resultado e a impressão pode muitas vezes não danificar a peça que está sendo ensaiada.

Desenho do Corpo de Prova

Adquirimos um corpo de prova de “ferro fundido”, e a ferramenta utilizada era uma ponta de diamante. A referência que usamos para começar a medição é o disco preto no interior do relógio, obtendo a referência no equipamento aplicamos uma pré-carga de 10 kg inicial, até chegar no SET e zerar conforme o equipamento. Após conseguirmos os passos iniciais de Set-up aplicamos uma carga de 150 kg, após a aplicação voltamos a alavanca para analisarmos os resultados obtidos.

Um dos resultados que obtivemos em laboratório foi de 15,5kg.

Resultados Obtidos

Os resultados obtidos foram após aplicarmos uma força de 150 kg e tivemos o resultado de 15,5kg. Esse resultado foi obtido em corpo de prova em escala HRC, pré-estipulado pelo professor de acordo com o material.

Conclusão:

O ensaio de dureza apresenta grande importância na caracterização do material, uma vez que permite testar através da resistência à penetração, desgaste e também a tração do material.

O carbono aumenta consideravelmente a dureza e resistência do material; em termos de fábrica, a escala Rockwell é a mais utilizada, uma vez que permite a realização de ensaios mais rápidos, baratos e menos sujeitos a erros do operador. Porém esse ensaio não apresenta escala única de dureza e seu penetrador está sujeito a danos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com