TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDTV HISTORIA DA VIDA NA TERRA

Por:   •  31/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Federal do ABC

Evolução e Diversificação da Vida na Terra - 2016

História da vida na Terra

Luccas de Almeida Barbosa                        RA:21092515

O tempo geológico.

 Os pesquisadores estimam que a terra exista à aproximadamente 4 bilhões de anos, porém nesse período ela passou por diversas modificações em diferentes eras geológicas, que são basicamente grandes intervalos de tempo divididos em períodos.

 Essas mudanças de eras são decorrentes de alterações significativas nas crostas terrestres, sendo classificada em cinco eras distintas: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Nas próximas palavras vamos tentar resumir um pouco de cada cenário.

 Durante quase todos esses períodos ocorreram extinção em massa, ou seja, um decréscimo bruto da biodiversidade através da extinção de vários grupos ao mesmo tempo. As causas para as extinções em massa variam, mas existem evidências que eles não sejam resultado de apenas um fato, mas assim, de uma combinação de fenômenos. Entre os acontecimentos mais frequentes estão os impactos de asteroides, as erupções vulcânicas de basaltos continentais, alterações climáticas e explosões de estrelas que lancem radiação nociva para a Terra, entre outros.

Arqueozoica

 Caracterizada pela formação da crosta terrestre , onde surgiram os escudos cristalinos e rochas magmáticas, nos quais encontramos diversas formas de relevos mais antigos. Teve seu início 4 bilhões de anos atrás.

Proterozoica

 Um período caracterizado pela intensa movimentação vulcânica, provocando o deslocamento do magma do interior da Terra para a superfície, dando origem a grandes depósitos de minerais metálicos. Durante o Proterozoico ocorreu grande acumulo de oxigênio, também foi nesse período que surgiram as primeiras formas de vida unicelulares avançadas. Essa era teve inicio à 2,5 bilhões de anos.

Paleozoica

 Nessa época geológica a superfície terrestre passou por grandes transformações, entre elas, a formação dos Alpes Escandinavos. Essa era também se caracteriza pela ocorrência de rochas sedimentares e metamórficas, formação de florestas, glaciações e também os primeiros repteis e insetos.

Mesozoica

 Essa era ficou marcada pelo intenso vulcanismo e consequente movimentação de lava em várias partes do globo. Ficou caracterizada pelo processo de sedimentação dos fundos marinhos, gerando grande parte das jazidas petrolíferas que conhecemos hoje. Outras atividades que ocorreram nessa época foi a divisão do grande continente da Pangeia, Dinossauros, Mamíferos e desenvolvimento de flores nas plantas.

Cenozoica

 Essa era em especial é dividida em dois períodos : Terciário e Quartenário.

-Terciário : Intenso movimento na crosta terrestre, fato que originou os dobramentos modernos, criando as mais altas cadeias montanhosas da terra. Nessa era surgiram aves, mais mamíferos , além dos primatas.

-Quartenário : Essa era perpetua até os dias atuais onde ocorreu a atual divisão dos continentes, oceanos , grandes glaciações e principalmente o surgimento do Homem.[pic 1]

O oxigênio

A Terra nasceu há 4,5 bilhões de anos, com o restante do Sistema Solar; as evidências fósseis das bactérias mais antigas datam de 3,5 bilhões de anos; e o primeiro incremento significativo de oxigênio o ‘grande evento de oxidação’ só ocorreu muito depois, há 2 bilhões de anos. A presença de oxigênio molecular na atmosfera inicial provavelmente era mínimo e extremamente raro.  O oxigênio só se tornaria abundante com a explosão demográfica de seres fotossintetizantes, 1,5 bilhões de anos depois do surgimento da vida na Terra.    Como a fotossíntese é uma reação que libera oxigênio molecular, com o surgimento de fermentadores autotróficos este gás começa a ficar mais disponível. A partir disso, organismos desenvolveram a respiração usando O2, que é um método muito eficiente para produzir energia.

 As primeiras formas de vida se constituíram em águas quentes e serenas, no mar, ao abrigo dos radiação ultravioleta do Sol. Eram pequenas esferas protegidas por uma membrana, em condições de se partilharem. Com o passar do tempo, essas primitivas "máquinas" vivas se uniram a corpúsculos prontos para a fotossíntese, para a respiração e para a reprodução.

Tornaram-se assim verdadeiras células. Até aproximadamente há 1000 milhões de anos, os habitantes da Terra eram seres microscópicos (semelhantes aos organismos unicelulares de hoje) que viviam isolados ou agregados em grandes colônias.

 Nesse conteúdo podemos salientar dois ciclos de grande importância para o desenvolvimento dos seres na terra. O primeiro é o Ciclo da Água e o segundo o ciclo do Oxigênio.

-Ciclo do Oxigênio

 O oxigênio (O2) é indispensável à respiração dos vegetais e animais, sendo o segundo componente mais abundante na atmosfera (proporção de 21%). Ele é necessário à combustão e a produção do gás ozônio (O3), que forma uma camada que nos protege dos raios ultravioletas (UV) vindos do sol. Este gás é reposto na atmosfera principalmente através da fotossíntese, com destaque para as algas marinhas. O ciclo do oxigênio se encontra intimamente ligado com o ciclo do carbono, uma vez que o fluxo de ambos está associado aos mesmos fenômenos: fotossíntese e respiração. Os processos de fotossíntese liberam oxigênio para a atmosfera, enquanto os processos de respiração e combustão o consomem. Parte do O2 da estratosfera é transformado pela ação de raios ultravioletas em ozônio (O3). Este forma uma camada que funciona como um filtro, evitando a penetração de 80% dos raios ultravioletas. A liberação constante de clorofluorcarbonos (CFC) leva a destruição da camada de ozônio. [pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (435.5 Kb)   docx (362.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com