TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escurecimento não enzimático

Artigo: Escurecimento não enzimático. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 3

ESCURECIMENTO NÃO ENZIMÁTICO

A intensidade das reações de escurecimento não enzimático em alimentos depende da quantidade e do tipo de carboidratos presentes, e em menor extensão, de proteínas e aminoácidos. Estas reações em alimentos estão associadas com o aquecimento e armazenamento e podem ser divididas em: reação de Maillard e caramelização.

De modo geral, essas reações são indesejáveis do ponto de vista estético e nutricional. Em alguns produtos, a reação é desejável quando leva à melhoria da aparência e do “flavor”, por exemplo, carne de peixe assado, chocolate. Porém indesejável em leite e derivados, pois ocorrre a destruição da lisina (aminoácido essencial).

1) REAÇÃO DE MAILLARD:

Reação envolvendo açúcar e grupos amina de aminoácidos. É a principal causa do escurecimento desenvolvido durante o aquecimento e armazenamento prolongado do produto.

De um modo geral, a reação é indesejável, causando escurecimento, reduz a digestibilidade da proteína, inibe a ação de enzimas digestivas, destrói nutrientes como aminoácidos essenciais, ácido ascórbico e interfere no metabolismo de minerais, mediante a complexação com metais. Os benefícios estão relacionados com alteração desejável da cor e do “flavor” em certos produtos.

PROTEÍNA + GLICOSE = GLICOSILAMINA = MELANOIDINA (pigmento escuro)

H2O

O aminoácido que participa da reação é perdido do ponto de vista nutricional.

1.1) Efeito da temperatura:

A elevação da temperatura resulta no aumento rápido da velocidade de escurecimento e aumenta a intensidade do pigmento.

1.2) Efeito do pH:

Quanto maior o pH, maior a velocidade da reação (pH = 9 a 10). Nesta faixa, o nitrogênio do aminoácido está livre para que ocorra a reação com o açúcar. Porém, em pH muito baixo (pH = 2) e presença de ácido ascórbico, também ocorre a reação de escurecimento, provocada pela oxidação da vitamina C.

1.3) Tipos de aminas presentes:

Lisina é a mais reativa.

1.4) Tipos de açúcares presentes:

Monossacarídeos – glicose

Dissacarídeos – maltose e lactose

1.5) Teor de umidade:

Valores intermediários de Aa (atividade de água) são os ideais, sendo a taxa de escurecimento zero em valores de Aa muito elevada ou baixa.

1.6) Sulfito:

É eficiente no controle do escurecimento. Atua como inibidor da reação.

2) REAÇÃO DE CARAMELIZAÇÃO:

A reação envolve a degradação do açúcar na ausência de aminoácidos ou proteínas. Os açúcares são relativamente estáveis ao aquecimento moderado, mas em temperatura acima de 120ºC são pirolisados para diversos produtos de degradação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com