TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura do sistema muscular

Artigo: Estrutura do sistema muscular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  Artigo  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 6

falar sobre o movimento sintético recriado com máquinas

lesões musculares

ligamentos

movimentos involuntários e voluntários

energia gasta ATP lento / rápido (fadiga dores mudculares

curiosidades +

ex: levar um musculo animal, a engenhoca da ivana e o boneco com atlas

introdução

Músculos estriados esqueléticos são os responsáveis por contrações rápidas, realizadas nos movimentos de fuga por exemplo. Os músculos não estriados (ou lisos) tem contração lenta e executam atividades que não exigem muita rapidez, como a propagação dos alimentos pelo tubo digestório. No coração dos vertebrados, encontrasse um terceiro tipo: o músculo estriado cardíaco ( ou miocárdio).

O sistema muscular humano é basicamente uma rede de tecidos que controlam o movimento de dentro do corpo. Toda ação feita pelo organismo como caminhar, sorrir, correr, sentar, ficar em pé só acontece devido à contração e relaxamento dos músculos.

Células presentes em músculos ajudam a contrair e depois relaxá-los para o tamanho real.

Um dos fatos interessantes do sistema muscular é que alguns dos músculos são voluntários, enquanto outras são involuntários. Músculos voluntários podem ser controlados por nós, enquanto os músculos involuntários são controlados pelo sistema nervoso.

Os músculos que controlam seus movimentos do coração, sistema digestivo, sistema respiratório e outros órgãos internos são involuntários, o que lhe dá nenhum controle sobre eles.

Músculos presentes nas mãos, pés e no rosto lhe dá controle total sobre seu funcionamento.

Funções dos Músculos:

a) Produção dos movimentos corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr.

b) Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.

c) Regulação do Volume dos Órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.

d) Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sangüíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração.

e) Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.

Classificação dos Músculos:

Quanto a Situação:

a) Superficiais ou Cutâneos: Estão logo abaixo da pele e apresentam no mínimo uma de suas inserções na camada profunda da derme. Estão localizados na cabeça (crânio e face), pescoço e na mão (região hipotenar).

Exemplo: Platisma.

b) Profundos ou Subaponeuróticos: São músculos que não apresentam inserções na camada profunda da derme, e na maioria das vezes, se inserem em ossos. Estão localizados abaixo da fáscia superficial.

Exemplo: Pronador quadrado.

Quanto à Forma:

a) Longos: São encontrados especialmente nos membros. Os mais superficiais são os mais longos, podendo passar duas ou mais articulações.

Exemplo: Bíceps braquial.

c) Curtos: Encontram-se nas articulações cujos movimentos tem pouca amplitude, o que não exclui força nem especialização.

Exemplo: Músculos da mão.

b) Largos: Caracterizam-se por serem laminares. São encontrados nas paredes das grandes cavidades (tórax e abdome).

Exemplo: Diafragma.

Tipos de Músculos:

a) Músculos Estriados Esqueléticos: Contraem-se por influência da nossa vontade, ou seja, são voluntários. O tecido muscular esquelético é chamado de estriado porque faixas alternadas claras e escuras (estriações) podem ser vistas no microscópio óptico.

b) Músculos Lisos: Localizado nos vasos sangüíneos, vias aéreas e maioria dos órgãos da cavidade abdômino-pélvica. Ação involuntária controlada pelo sistema nervoso autônomo.

c) Músculo Estriado Cardíaco: Representa a arquitetura cardíaca. É um músculo estriado, porém involuntário – AUTO RITMICIDADE.

Componentes Anatômicos do Tecido Conjuntivo:

a) Fáscia Superficial separa os músculos da pele.

b) Fáscia Muscular é uma lâmina ou faixa larga de tecido conjuntivo fibroso, que, abaixo da pele, circunda os músculos e outros órgãos do corpo.

c) Epimísio é a camada mais externa de tecido conjuntivo, circunda todo o músculo.

d) Perimísio circunda grupos de 10 a 100 ou mais fibras musculares individuais, separando-as em feixes chamados fascículos. Os fascículos podem ser vistos a olho nu.

e) Endomísio é um fino revestimento de tecido conjuntivo que penetra no interior de cada fascículo e separa as fibras musculares individuais de seus vizinhos.

Topo da Página

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=EdHzKYDxrKc

(contração muscular, inglês)

• Contração : ocorre pelo deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina. A energia para a contração muscular é suprida por moléculas de ATP produzidas durante a respiração celular. O ATP atua tanto na ligação da miosina à actina quanto em sua separação, que ocorre durante o relaxamento muscular. Quando falta ATP, a miosina mantém-se unida à actina, causando enrijecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com