TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema muscular

Resenha: Sistema muscular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Resenha  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema muscular

As células musculares são especializadas em contração e relaxamento. Estas células grupam-se em feixes para formar massas macroscópicas denominadas músculos, os quais acham-se fixados pelas suas extremidades. Assim, músculos são estruturas que movem os seguimentos do corpo por encurtamento da distância que existe entre suas extremidades fixadas, ou seja, por contração. Miologia os estuda. Os músculos são os elemen• Variedade de músculos

A célula muscular está geralmente sob controle do sistema nervoso. Cada músculo possui seu nervo motor, o qual divide-se em muitos ramos para controlar todas as células do músculo, a divisão mais delicada destes ramos, termina num mecanismo especializado conhecido como placa motora. Quando um impulso nervoso passa através do nervo, a placa motora transmite o impulso à células musculares determinando a sua contração. Se o impulso de contração resulta num to de vontade, diz-se que o músculo é voluntário (músculo estriado esquelético). Se o impulso de contração parte de uma porção do sistema nervoso sobre o qual o indivíduo não tem controle consciente, diz-se que o músculo é involuntário (músculo liso e estriado cardíaco).

o Classificação dos músculos

Quanto à forma do músculo e arranjo de suas fibras:

A função do músculo condiciona sua forma e o arranjo de suas fibras. De um modo geral e amplo, os músculos têm as fibras dispostas paralelas ou oblíquas à direção da tração exercida pelo músculo.

• Disposição paralela das fibras

Pode ser encontrado em músculos onde predomina o comprimento - músculo longo (ex: m. esternocleidomastóideo), quanto em músculos nos quais largura e comprimento se equivalem – músculos largos (ex: m. glúteo máximo). Nos músculos longos é comum notar-se uma convergência das fibras musculares em direção aos tendões de origem e inserção, de tal modo que na parte média o músculo tem maior diâmetro que nas extremidades e por seu aspecto característico é denominado fusiforme (ex:bíceps braquial). Nos músculos largos, as fibras podem convergir para um tendão em uma das extremidades, tomando um aspecto de leque (ex: m. peitoral maior).

• Disposição oblíqua das fibras

Músculos cujas fibras são obliquas em relação aos tendões são denominados peniformes. Se os feixes musculares se prendem numa só borda do tendão falamos em músculo unipenado (ex.: m. extensor longo dos dedos tos ativos do movimento, sendo os ossos os elementos passivos do movimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com