TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Sistema Nervoso Disciplina: Anatomia Humana

Por:   •  7/12/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 5

Estudo Dirigido – Sistema Nervoso

Disciplina: Anatomia Humana (GSA170)

1. O neurônio é considerado a unidade morfofuncional do sistema nervoso. Sua morte acarreta prejuízos tanto morfológicos quanto funcionais. Além disso, baseado em suas formas e funções eles apresentam duas classificações, uma morfológica e outra funcional. Discorra sobre elas e faça uma relação entre essas classificações.

Neorônio Bipolar: são aqueles que possuem um corpo celular alongado, onde cada extremidade possui um único dendrito. Esses tipos de células são encontrados nos gânglios da coluna vertebral quando estão em estado embrionário. Essas células são, portanto, caracterizadas por apresentar duas ramificações externas ao corpo soma ou neuronal. Difere do unipolar porque possui duas extensões (unipolar contém apenas um) e multipolar porque contém apenas um dendrito (multipolar possui mais de um).

Neorônio Multipolar:  são caracterizados principalmente por apresentar um único axônio juntamente com vários dendritos , extensões cuja função principal é a recepção de impulsos sinápticos. Esse tipo de neurônio é especializado na integração de informações de outras células nervosas. Este tipo de neurônio é o mais numeroso no sistema nervoso central; sua quantidade é muito alta no córtex cerebral, na medula espinhal e nos gânglios (conjuntos de corpos celulares) do sistema nervoso autônomo. Tecnicamente, qualquer neurônio com um axônio e pelo menos dois dendritos é considerado um neurônio multipolar.

Neorônio Pseudounipolar: Os pseudounipolares são neurônios com apenas um prolongamento, partindo do corpo celular. Posteriormente, esse irá se dividir em dois: sendo que um assumirá o papel de axônio, e o outro, de dendrito. Esse neurônio é encontrado principalmente em gânglios sensitivos da região da medula espinhal, se responsabilizando pela condução de uma variedade de impulsos nervosos (como de pressão, tato, frio, calor e outros).

Neurônio motor: transmite impulsos do SNC a órgãos efetores (músculos ou glândulas).

Neurônio sensitivo: Recebe estímulos sensitivos do meio ambiente e do próprio organismo e os transmite ao SNC.

Interneurônio: Integram os neurônios sensitivos e motores formando circuitos nervosos.

2. O Sistema Nervoso também possui uma divisão com base na segmentação. Nela, entende-se por sistema nervoso segmentar, todo o SNP, mais aquelas partes do SNC em contato com os nervos típicos, ou seja, medula espinal e tronco encefálico. O cérebro e o cerebelo pertencem ao sistema nervoso supra-segmentar. Uma das principais diferenças do segmentar para o supra-segmentar é a localização das substâncias branca e cinzenta.

A respeito delas, responda:

a) Qual a composição de cada uma delas?

Substância cinzenta: corpos celulares de neurônios, fibras amielínicas e células gliais

Substância branca: fibras mielínicas e células gliais

b) Em quais estruturas a substância cinzenta se localiza por fora da substância branca? E em quais a branca se localiza por fora da cinzenta?

No encéfalo, de uma maneira geral, com exceção do bulbo, a substância cinzenta localiza-se mais externamente. Na medula, por sua vez, observa-se o contrário, com a substância branca localizada mais externamente. O sistema nervoso central é protegido por ossos e membranas.

3. Os ventrículos cerebrais são cavidades localizadas no interior do encéfalo. Utilizando seus conhecimentos sobre os ventrículos cerebrais, responda:

a) Quais são os ventrículos cerebrais?

Lobo frontal

Lobo parietal

Lobo temporal

Lobo occipital

Lobo insular

b) Quais estruturas presentes dentro deles são responsáveis pela produção do líquido cerebrospinal (LCS)?

Produzido pelo plexo coroide e pelo epitélio dos ventrículos e espaço subaracnoide, o líquido flui dos ventrícuos através dos forames laterais e medial, preenchendo as superfícies cerebrais e espinhais dentro deste espaço. Sua reabsorção se dá nos vilos aracnoides, predominantemente ao longo do seio sagital superior.

c) Considerando que o LCS está sendo ininterruptamente produzido, por que não desenvolvemos o quadro de hidrocefalia (aumento da cabeça)?

Porque ele é sintetizado pelos plexos coroidais, epitélio ventricular e espaço subaracnóide em uma taxa de aproximadamente 20 mL/hora. Em recém-nascidos, este líquido é encontrado em um volume que varia entre 10 a 60 mL, enquanto que no adulto fica entre 100 a 150 mL.

d) Quais as estruturas responsáveis pela comunicação entre os ventrículos?

Os ventrículos laterais (direito e esquerdo) originam da luz do telencéfalo. O III (terceiro) ventrículo origina da luz do diencéfalo. Os ventrículos laterais comunicam com o III através do forame interventricular. O aqueduto cerebral origina da luz estreitada do mesencéfalo, o qual comunica o III com IV ventrículo. O IV (quarto) ventrículo origina da luz do rombencéfalo. Este é continuado pelo canal central da medula e se comunica com o espaço subaracnoide.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com