TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distrofia Muscular Estudo Dirigido Sistema Digestório

Por:   •  8/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade DAMA

Curso: B. Enfermagem

Disciplina: Anatomia II

Professora: Mônica Paul Freitas

Acadêmico (a): Milena Marinheiro Voigt

Estudo dirigido 1

  1. Por quais órgãos o alimento passa desde a ingestão até a defecação? Quais as principais modificações que ocorrem nesse alimento em cada parte do sistema digestivo?

R: O alimento passa respectivamente pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. A digestão se inicia na boca, onde ocorre a desintegração mecânica. A produção de saliva é estimulada, e os dentes e a língua trabalham para triturá-lo e umedecê-lo. E então, ele é engolido, passando pela faringe e pelo esôfago e levado para o estômago. O bolo alimentar se junta ao suco gástrico que auxilia na transformação do bolo alimentar em pedaços ainda menores. Depois disso, ele passa a ser chamado de quimo. Esse quimo vai para o intestino delgado e é misturado ao suco pancreático (feito no pâncreas), à bile (vinda do fígado) e ao suco entérico, do próprio intestino. Ali, outros nutrientes são aproveitados e, ao final do processo, o quimo passa a se chamar quilo. O quilo segue para o intestino grosso. Lá, água e sais minerais são aproveitados. O restante passa a se chamar fezes, e é eliminado para fora do corpo, pelo ânus.

  1. Onde estão localizados e qual a função do pâncreas e do fígado na digestão?

R: A localização do fígado é na região superior do abdômen, logo abaixo do diafragma, ficando mais a direita. Com função de formar e secretar a bile, que ajuda na digestão e absorção dos lipídeos. O pâncreas se localiza posterior ao estomago. Ele libera o suco pancreático que por sua vez degrada a gordura, proteína e o amido.

  1. Qual a função da cárdia? Onde ela se localiza?

R: A cárdia tem a função de impedir o refluxo da comida que chega ao estômago volte ao esôfago. Ela se encontra no orifício da entrada do estômago.

  1. O que é o piloro? Qual sua função principal?

R: É uma válvula muscular localizada no orifício da saída do estômago, sua função é impedir que o alimento vá para o intestino delgado prematuramente.

  1. Quais as diferenças anatômicas do intestino grosso e delgado? Quais características do intestino delgado estão diretamente ligadas com o processo de absorção de nutrientes? Justifique sua resposta.

R: O intestino grosso é mais calibroso que o intestino delgado, o intestino delgado mede cerca de 3 metros e o grosso cerca de 1,5 metro. Enquanto o intestino delgado participa do processo de absorção de nutrientes, o intestino grosso é responsável pelo importante processo de absorção da água, o que determina a consistência do bolo fecal. As enzimas liberadas no intestino delgado são responsáveis pela absorção dos nutrientes.

  1. Quais as características anatômicas do esôfago e sua função? Quais as características anatômicas do estômago e sua função?

R: O esôfago é um tubo fibro-músculo-mucoso que se estende entre a faringe e o estômago, mede cerca de 25cm. Função de levar o alimento até o estômago e secreta um muco que auxilia na locomoção.

O estômago é o segmento mais dilatado do tubo digestório, possui duas válvulas nos orifícios na porção inicial e final do estômago, a cárdia e o piloro, respectivamente. Sua função principal é a decomposição dos alimentos.

  1. Qual a importância da microbiota intestinal para a saúde?

R: A microbiota tem papel decisivo na manutenção da saúde. Ela auxilia a digerir alimentos e a nos proteger de infecções.

8) Descreva resumidamente como ocorre a digestão.

R: A digestão se inicia na boca, onde ocorre a desintegração mecânica. A produção de saliva é estimulada, e os dentes e a língua trabalham para triturá-lo e umedecê-lo. Ainda na boca há a produção da enzima amilase que faz a digestão do amido. E então, ele é engolido, passando pela faringe e pelo esôfago e levado para o estômago. No estômago, ocorre a ação do suco gástrico, constituído por ácido clorídrico e pela enzima pepsina, que atua na digestão das proteínas. No intestino delgado, o alimento sofre a ação de substâncias produzidas pelo pâncreas (substância alcalina que contém tripsina e quimiotripsina, enzimas que agem sobre as proteínas) e pelo fígado (a bile, que contém sais que atuam da digestão de gordura, é produzida pelo fígado, mas é armazenada e concentrada na vesícula biliar). Do intestino delgado, o alimento segue para o intestino grosso, onde finalizará a absorção de água iniciada no intestino delgado e também será encerrada a digestão com a produção das fezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com