TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eutanásia Ativa X Eutanásia Passiva

Artigo: Eutanásia Ativa X Eutanásia Passiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Artigo  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  1.695 Visualizações

Página 1 de 5

O que é Eutanasia ?

É uma forma de apressar a morte de um doente incurável, sem que esse sinta dor ou sofrimento. A ação é praticada por um médico com o consentimento do doente, ou da sua família. A eutanásia é um assunto muito discutido tanto na questão da bioética quanto na biodireito, pois ela tem dois lados, a favor e contra. É difícil dizer qual desses dois lados estaria correto : de que forma deve-se impor a classificação do certo e errado neste caso ?

Do ponto de vista a favor, ela seria uma forma de aliviar a dor e o sofrimento de uma pessoa que se encontra num estado muito crítico e sem perspectiva de melhora, dando ao paciente o direito de dar fim a sua própria vida.

Já no ponto de vista contra, a eutanásia seria o direito ao suicídio, tendo em vista que o doente ou seu responsável teria o direito de dar fim a sua própria vida com a idéia de que tal ato aliviaria sua dor e sofrimento.

Eutanásia Ativa X Eutanásia Passiva

Existem duas formas da prática da eutanásia: ativa e passiva. A eutanásia ativa acontece quando se apela a recursos que podem findar com a vida do doente (injeção letal, medicamentos em doses excessivas, etc).

Na eutanásia passiva, a morte do doente ocorre por falta de recursos necessários para manutenção das suas funções vitais (falta de água, alimentos, fármacos ou cuidados médicos).

Eutanásia Voluntária

Aplica-se quando o doente se encotra em perfeitas condições mentais e ainda possui vontade própria para pedir conscientemente que lhe retirem a vida.

Eutanásia não voluntária

Aplica-se em caso de doentes que estão incapacitados de tomar qualquer decisão (por alterações de consciência ou quando se trata de um menor de idade ou de um recém nascido). Nesses casos o pedido eutanásia é requisitado pelos familiares mais próximos do paciente.

Eutanásia involuntária

A eutanásia é involuntária quando é realizada numa pessoa que poderia ter consentido ou recusado sua própria morte, mas não fez porque não lhe perguntaram.

Eutanásia indireta

A eutanásia indireta por sua vez, traz a tona discussões um pouco mais complicadas de serem resolvidas, por isso, merece maior ponderação. A medicina não dispõe de todos os meios de cura, tanto que a obrigação do médico não é resultado, mas de meio cuidar-se de situações, portanto em que não é mais possível romper o nexo entre a doença e a morte. Ocorre durante o lapso temporal entre uma e outra o paciente sofre de inúmeras dores. Para reduzila, ministram-se a ele substâncias que, porém, criam um risco desnecessário distinguir o risco completo de abstrato de morte ou encurtamento da vida. Nesses casos é possível se vislumbrar um doro eventual de homicídio a que tornariam punível a conduta do sujeito que fornece ao paciente a substância que cria o risco. Quem se posiciona nesse sentido defende portanto, que haveria homicídio, tentado ou consumado, conforme a concretização do risco.

Termos relacionados com a eutanásia

Distanásia : significa prática de morte lenta e sofrida. Pode ser um termo contrário ao que acontece na eutanásia passiva.

Ortotanásia: indica a morte que acontece de forma natural.

Como se pratica eutanásia ativa

Afirma-se frequentemente que, enquanto na eutanásia ativa se da origem a morte fazendo algo como por exemplo administrando uma injeção letal.

Como se pratica eutanásia passiva

Na eutanásia passiva simplesmente permiti-se que a morte ocorra quando simplesmente seria possível evita-la, como por exemplo não ligando ao paciente o ventilador, quando feze-lo permitiria prolongar a sua vida.

Como é constituída a eutanásia

A eutanásia é composta por três substâncias químicas, ministradas separadamente, em seringas distintas: tiopentato de sódio (numa quantidade que induz o coma ao condenado), biometo de pancurônio (paralisa o diafragma e os pulmões) e cloreto de potássio (para o coração).

Família e sociedade

O homem como animal cultural, social e individual, quando inserido nos diferentes grupos, vai oferecer lhe toda a sua complexidade que caracteriza o particular e o comum aos diferentes elementos que os constituem.

A família grupo elementar que é para cada individuo e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com