TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimentos que demonstram a estrutura de alguns organismos que são classificados no fila, incluindo protozoários, nemátodos, cnidários, anélidos, lombrizes

Seminário: Experimentos que demonstram a estrutura de alguns organismos que são classificados no fila, incluindo protozoários, nemátodos, cnidários, anélidos, lombrizes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Seminário  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Através do reconhecimento da grande variedade dos seres vivos existentes levou aos cientistas a desenvolver os sistemas para organizar e compreender essas diversidades, esse sistema é a classificação taxonômica e leva em consideração características filogenéticas, anatômicas, embriológicas, funcionais, genéticas e comportamentais.

De acordo com a classificação vigente as espécies descritas são agrupadas em gêneros. Os gêneros são reunidos, se tiverem algumas características em comum, formando uma família. Famílias, por sua vez, são agrupadas em uma ordem. Ordens são reunidas em uma classe. Classes de seres vivos são reunidas em filos. E os filos são, finalmente, componentes de alguns dos cinco reinos (Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia).

A aula prática teve como objetivo demonstrar as estruturas de alguns organismos que estão classificados em filos, dentre eles, protozoários, nematódeos, cnidários, anelídeos, platelmintos.

Materiais utilizados

• Microscópio ótico

• Laminas permanente (51-paramécio; 52-mirácido; 53-schistossoma (macho); 54-schistossoma (fêmea); 55-tênia; 60-dáfinia; 16-hídra (testículo); 17-anelídeo; 23-ovos de ascaris)

• Caderno

• Lápis

Metodologia

A prática foi realizada no laboratório de ciências da escola profissionalizante Rita Aguiar Barbosa, na área reservada para práticas de biologia. Durante a prática foram observadas através do microscópio ótico as seguintes laminas permanentes: 51-paramécio; 52-mirácido; 53-schistossoma (macho); 54-schistossoma (fêmea); 55-tênia; 60-Dáfinia; 16-hídra (testículo); 17-anelídeo; 23-ovos de ascaris, que continham estruturas de alguns organismos que estão classificados em filos, dentre eles, protozoários, cnidários, anelídeos, platelmintos e nematódeos.

Após a observação das laminas foi feito a representação das estruturas dos organismos através de desenhos, além de sua caracterização taxonômica e morfológica.

Resultados e discursões

As laminas utilizadas para observação que foram 51-paramécio; 52-mirácido; 53-schistossoma (macho); 54-schistossoma (fêmea); 55-tênia; 60-dáfinia; 16-hídra (testículo); 17-anelídeo; 23-ovos de ascaris que são representações de suas estruturas.

Esses organismos são classificados em filos do reino animal. O paramécio representado na lamina 51 é um género do filo dos protozoários, são normalmente comparados com uma sola de sapato, pela sua forma, com dimensões entre 50 e 300 micro, dependendo das espécies. O corpo dos paramécios é coberto de cílios simples, mas o sulco oral (a "boca") contém pequenos cílios orais compostos, que são típicos da ordem Peniculida. Os paramécios habitam a água doce e são especialmente frequentes em pequenas poças de água suja (por exemplo, perto de estábulos). Esses organismos apresentam reprodução sexuada como também assexuada.

A reprodução sexuada é realizada por meio de conjugação, que se dá em etapas. Primeiro os paramécios ligam-se pelos citóstomas, o macronúcleo dos dois paramécios degeneram, e os seus micronúcleos por meio de meiose geram quatro novos micronúcleos haploides. Desses oito novos micronúcleos formados, seis se degeneram, sobrando apenas um em cada paramécio. Logo esses que sobraram sofrem mitose e geram dois, que são trocados pelos paramécios pelo citóstoma. Dentro do paramécio esses micronúcleos se juntam e então se separam. Depois disso, os micronúcleos sofrem duas mitoses sucessivas, que geram quatro micronúcleos diploides, dois desses desenvolvem para Macronúcleos, e dois continuam sendo o que eram. A célula sofre bipartição gerando dois paramécios e finalizando o processo sexuado. O processo assexuado é simples. Ocorre por meio de cissiparidade ou bipartição, ou seja, o paramécio duplica seus núcleos e se divide, gerando cópias de si.

O schistosoma pertence a classe trematódea do filo platelmintos, esses indivíduos vivem no interior do corpo dos hospedeiros. Essa espécie é dioica sendo que a gêmea é esguia e abrigam-se em um sulco do corpo do macho chamado de canal ginecóforo, os machos tem um corpo mais curto e mais grosso do que da fêmea, a copla ocorre pela justa posição dos orifícios genitais do macho e da gêmea. O ciclo de vida deste parasita passa por duas fases: 1ª) desenvolvimento da larva após esta penetrar em alguns tipos de moluscos que vivem em lugares úmidos; 2ª) ocorre em seguida ao abandono desses hospedeiros, que, livres podem penetrar no homem através da pele. A penetração ocorre em lugares úmidos, como, por exemplo, córregos, lagoas, riachos, etc.

Os miracidos são larvas ciliadas, dos schistossoma, que eclodem dos ovos em contato com a água, tem forma oval e tem como hospedeiro os caramujos.

A tênia pertence à classe cestoda do filo platelminto, ele vive no interior do intestino de animais vertebrados, geralmente de mamíferos, sua fase larval pode ocorrer em um ou mais hospedeiros. Esses animais não tem sistema digestório absorvendo nutrientes diretamente da cavidade intestinal do hospedeiro. A tênia é um animal monoico, esses animais possuem reprodução interna e desenvolvimento direto.

A hidra é um animal pertencente ao filo dos cnidários, esse animal possui corpo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com