TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expressionismo Abstrato

Pesquisas Acadêmicas: Expressionismo Abstrato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

EXPRESSIONISMO ABSTRATO

Definição

A noção de expressionismo abstrato, utilizada pela primeira vez em 1952 pelo crítico H. Rosenberg, refere-se a um movimento artístico que tem lugar em Nova York, após a Segunda Guerra Mundial. Harold Rosenberg deu esse nome ao movimento pelo fato do mesmo fazer a junção da intensidade emocional do expressionismo alemão com a estética das escolas abstratas. Trata-se do primeiro estilo pictórico norte-americano a obter reconhecimento internacional e a colocar Nova Iorque no centro do mundo artístico.

Contexto histórico

Com a crise em vários pontos em todo mundo, os artistas buscavam um novo movimento para resolver o problema artístico da época. Isso fez com que eles se sentissem livres para se expressar, visto que para os pintores, com tanto problema no momento, era necessário criar um movimento intenso, direto, sutil, unificado, rítmico e vívido ao mesmo tempo. O expressionismo abstrato foi uma escola artística que nasceu com o rompimento, deixando de lado o movimento anterior - o figuratismo -passando a ser um movimento que possibilitava a liberdade na arte. O termo expressionismo abstrato era visto como sinônimo de revolta, já que os artistas desse movimento iam contra as escolas tradicionais e as regras, fazendo assim, a criação de uma arte totalmente moderna e acabada. Ao chegar à Europa, o expressionismo abstrato se desenvolveu com preocupações intelectuais, não sendo tão radical quanto na América, mas se direcionando ao estado de espírito expresso na França, que estava ligado com o existencialismo.

Características

As principais características do Expressionismo Abstrato eram a revolta contra a pintura tradicional, a liberdade e a espontaneidade. Incorporou o emprego de uma palheta agressiva, conjugando traços geométricos e aleatórios da "pintura automática" em um empaste pesado e grosseiro de pigmentos sobrepostos. O modo de pintar americano rompeu com a pintura de cavalete e elegeu como suporte a parede ou o chão, o que permitia que o artista tivesse uma resistência dura para trabalhar dos quatro lados, passando a estar literalmente dentro da pintura, utilizavando novos pigmentos. Já no Brasil, ao contrário do que foi o expressionismo abstrato nos EUA, os representantes brasileiros destas técnicas não eram movidos por um sentimento de radicalismo, mas por uma tendência fortemente subjetiva, como na Europa.

Técnicas

Havia duas técnicas principais do movimento expressionista, o Action Painting que inclui as obras de pintores como Jackson Pollock, Willem de Kooning ou Franz Kline. Onde, nas suas obras, a tinta era lançada diretamente na tela, através de gestos instintivos, onde o acaso e o aleatório determinavam a evolução da pintura. A outra tendência, era a Color Field, mais meditativa ou "mística", integra os pintores Rothko e Gottlieb. Estes artistas exploraram preferencialmente as qualidades tácteis e os efeitos sensitivos da cor e produziram quadros abstratos utilizando poucos elementos, representados com limites indefinidos e relações cromáticas de grande sutileza.

Principais Artistas

Jackson Pollock (1912-56), Franz Kline 1919-62), Willen de Kooning

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com