TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes e antecedentes dos direitos fundamentais

Resenha: Fontes e antecedentes dos direitos fundamentais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Resenha  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Anhanguera

Aula-tema 2: Fontes e Antecedentes dos Direitos Fundamentais

A Magna Carta foi criada para os Ingleses ou declarada e considerada Universal? Justifique sua resposta em um texto de, no máximo, 15 linhas.

A carta Magna foi criada em 1215, por Barões Ingleses, descontentes com a gestão exercida pelo Monarca Rei João o documento garantia certas liberdades políticas inglesas e continha disposições que tornavam a Igreja livre da ingerência da monarquia, reparavam o direito e a justiça e regulavam o comportamento dos funcionários reais.

A versão de 1225 da Magna Carta é o primeiro estatuto inglês e a pedra angular da Constituição Britânica. Tornou-se especialmente importante no século XVII, com o recrudescimento do conflito entre a coroa e o Parlamento. Foi revisada diversas vezes, de maneira a garantir mais amplos direitos a um número maior de pessoas e preparando o terreno para o surgimento da monarquia constitucional britânica.

Podemos afirmar que a Magna Carta é peça básica da Constituição Inglesa e de todo o Constitucionalismo, pois serviu de modelo para as demais declarações sendo considerada a primeira declaração histórica de direitos do homem reconhecida formalmente. A Magna Carta foi redigida em latim. O documento garantia certas liberdades políticas inglesas e continha disposições que tornavam a Igreja livre da ingerência da monarquia, reformavam o direito e a justiça e regulavam o comportamento dos funcionários reais.

Conclui que esse fato não a torna universal, pois não foi declarada dessa forma. A declaração não se preocupa com os direitos do homem por si só de forma geral, mas sim com os direitos do povo inglês foi criada para os Ingleses.

...

Baixar como  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »