TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fotossíntese

Tese: Fotossíntese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Tese  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

FOTOSSÍNTESE

A fotossíntese é basicamente um processo de reações realizadas pelas plantas, algas ou bactérias especializadas, responsáveis pela fixação de gás carbônico, transformando em oxigênio que será liberado para a atmosfera.

A energia para a realização desse processo vem da luz, tendo como principal fonte o próprio Sol. A energia luminosa solar fica armazenada nas moléculas de glicídios, e passa a ser utilizada como reserva de nutrientes ou fonte de alimento para outros seres vivos (Brasil escola).

A maioria dos seres autótrofos, como as plantas, por exemplo, conseguem realizar esse incrível processo graças à presença de uma substância de cor verde conhecida como clorofila; que tem a capacidade de absorver a energia luminosa presente na luz solar e transformá-la em energia, que depois é convertida em glicídios (Brasil escola).

Nas plantas, as folhas apresentam uma enorme quantidade de clorofila, por isso são verdes. Entretanto, existem plantas que apresentam células clorofiladas em seu caule, como é o caso dos cactos (Brasil escola).

Portanto a fotossíntese contribui com a vida dos seres que a produzem, pois são auto-suficientes em relação à sua alimentação, ou seja, produzem seu próprio alimento (autótrofos), e também com outros animais que se alimentam por essas plantas.

Ao alimentarmo-nos, partes das substâncias orgânicas, produzidas graças à fotossíntese, entram na nossa constituição celular, enquanto outras (os nutrientes energéticos) fornecem a energia necessária às nossas funções vitais, como o crescimento e a reprodução. Além do mais, ela nos fornece oxigênio para a respiração. O ponto de compensação acontece para manter o sistema fotossintético ativo, dissipando parte da energia luminosa recebida pela planta, permitindo sua sobrevivência nestas condições estressantes. Tudo isto se pode verificar nos ecossistemas existentes na Terra (Brainly).

Referências

www.brasilescola.com.br as informações foram retiradas no dia 06/10/14 às 20:23.

www.brainly.com.br as informações foram retiradas no dia 06/10/14 às 21:14.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com