TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fotossíntese

Seminário: Fotossíntese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Seminário  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 10

- Identificar os elementos necessários para realização da fotossíntese.

- Reconhecer o processo fotossintético, relacionando-o com os diferentes seres vivos.

- Relacionar a energia luminosa à fotossíntese.

Comentário introdutório

A fotossíntese é um processo realizado pelos vegetais, que necessitam de gás carbônico, água e energia solar, produzindo glicose (alimento para o vegetal) e oxigênio (que é liberado para a atmosfera). A energia solar é absorvida pelos cloroplastos, devido a seu pigmento verde (clorofila), ocorrendo assim uma série de reações químicas.

Materiais

- 3 caixas de sapato

- Copos plásticos (para o plantio do feijão)

- Algodão

- Água (para umedecer o algodão)

- Grãos de feijão

Procedimentos

1) O professor deverá ler juntamente com os alunos o texto Vegetais "fabricam" seus próprios alimentos.

2) A seguir, levantar questões referentes ao texto, explorando algumas situações, como por exemplo: quem realiza fotossíntese? O que é necessário para ocorrer a fotossíntese? O que esse processo produz? Qual a importância da fotossíntese? Se os vegetais realizam a fotossíntese, por que as plantas carnívoras se alimentam de insetos? (Neste último questionamento, os alunos refletirão e citarão suas hipóteses.)

3) Realizar o plantio do grãos de feijão no algodão e anotar o seu crescimento, sua cor e seu desenvolvimento, desde o plantio até um determinado ponto.

4) Após o crescimento do feijão, o professor deve preparar caixas de sapatos e colocar em cada uma um pé de feijão. As caixas deverão ser: a) uma totalmente fechada; b) outra com um círculo na lateral, a fim de evidenciar o fototropismo; e c) outra totalmente aberta.

Com este experimento, os alunos perceberão as diferenças entre as plantas que recebem a luz solar e as que estão privadas dessa luz. Vale lembrar que a única variação deverá ser a luz; portanto, todas as caixas deverão receber água e estar uma do lado da outra, por exemplo.

5) Após uma semana, os alunos deverão abrir as caixas fechadas e observar os fatos ocorridos. Deverão descrevê-los, citar suas hipóteses e relatá-las em seus cadernos.

Sugestões e dicas

1) O professor poderá fotografar o desenvolvimento do grão de feijão, a fim de, futuramente, construir um painel para exposição.

2) Se o professor preferir, poderá abrir a caixa com o círculo lateral, depois que o feijão sair pelo orifício.

Cristina Faganeli Braun Seixas

é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco)

Ciências: Experiências

Nas aulas de Ciências, é muito importante fazermos usos de experimentos para estimular os estudantes na investigação e descoberta. Existem vários sites que publicam ótimas experiências para alunos e professores fazerem em sala de aula:

• Ciência para crianças

• Experimentos para o Ensino Fundamental

• Explicatorium

• Educom

• Hypescience

Abaixo, seguem alguns experimentos interessantes. Lembrando que para que tenham a função pedagógica, estes experimentos precisam ter ligação com os conteúdos estudados.

MAGIA NEGRA

Descubra o segredo das cores escondidas na tinta preta!

• tesoura

• filtro de café

• caneta hidrocor (não use de retroprojetor*)

• água

• xícara ou caneca

Corte um círculo no filtro de café. (Não precisa ser um círculo perfeito, apenas uma forma arredondada mais ou menos do tamanho da palma de sua mão).

Com a caneta preta, desenhe uma linha que corta o círculo, não no meio mas cerca de 2 cm de uma extremidade.

Coloque um pouco de água no fundo da xícara, suficiente para cobrir a extremidade do papel abaixo da linha. Enrole o círculo de papel para que caiba na xícara. Veja se a extremidade do círculo está dentro da água.

Observe a água sendo puxada para cima pelo papel. Quando ela atinge a linha preta, você vai começar a ver algumas cores diferentes.

Deixe o papel na água até que as cores cheguem no topo do círculo. Quantas cores você consegue ver?

Se você tiver uma caneta hidrocor, desenhe uma linha num círculo de filtro limpo e seco. Coloque esse círculo numa água limpa. Essa caneta Essa caneta produz as mesmas cores da outra?

Ponto Central

Use um filtro novo e seco. Use sua caneta hidrocor para desenhar um ponto no meio do círculo. Coloque o círculo num pires e coloque algumas gotas de água no ponto central. Em alguns minutos, você vai ver alguns círculos coloridos se formando do centro para a extremidade do círculo. Nossa figura está em branco e preto, mas quando você fizer isso, vai ver muitas cores legais.

*Observação: Não dá certo usar caneta de retroprojetor pois seus

pigmentos não são solúveis em água.

O que está acontecendo?

Como é que essa Magia Negra funciona? Por que algumas tintas pretas se separam em diferentes cores no filtro de café?

Muitas canetas usam tintas feitas de pigmentos coloridos e água. Quando se traça a linha no filtro de café, a água da tinta leva os pigmentos para o papel. Quando a tinta seca, os pigmentos continuam retidos no papel.

Quando você mergulha o papel em água, os pigmentos se dissolvem. Como a água consegue difundir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com