TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Futsal

Relatório de pesquisa: Futsal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

REGRAS DO FUTSAL

Apesar da semelhança em vários pontos com o futebol de campo, as regras do futsal são diferentes. Regras básicas foram mantidas e outras como a dimensão da quadra, as marcações, número de jogadores e formas de punição são específicas do futsal. O número de jogares no futsal, por exemplo, é de 5 jogadores, sendo que um é o goleiro. O número de reservas permitido são sete jogadores, já o mínimo deve ser cinco. Algumas regras referentes a quadra são:

QUADRA DE JOGO

Um retângulo de 25 à 42 metros de comprimento e 16 à 22 metros de largura. Para jogos oficiais o mínimo de comprimento é 30 metros e o mínimo de largura é 17 metros. Nos jogos nacionais das categorias adultas e sub-20, a quadra deverá ter no mínimo 38 metros de comprimento por 18 de largura. Nas partidas internacionais o mínimo são 20 metros de largura e máximo 25 metros de largura. E deve ter no mínimo 38 metros de comprimento e máximo de 42 metros.

- Centro da Quadra: Uma linha deve passar pelo centro da quadra e ter um pequeno círculo no meio da quadra de 10 centímetros (onde a bola é colocada para que se dê inicio ao jogo). Outro círculo também é marcado no centro da quadra, esse maior que o anterior, com 3 metros de diâmetro.

- Área de Substituição: é uma área por onde os jogadores substituídos devem sair da quadra e os substitutos entram no jogo. É um retângulo que fica à 5 metros de comprimento da linha divisória do meio da quadra e possui 5 metros de comprimento e 80 centímetros de largura, sendo que 40 cm são dentro da quadra e 40 fora. São duas áreas de substituições: uma para cada time, estando na frente do banco de reservas do mesmo.

- Área Penal: É a área em que o goleiro pode defender com as mãos. É uma em cada extremidade da quadra e fica na frente dos gols. É um semi-círculo de raio de 6 metros, tendo seus limites na linha de fundo. É diferente da área da cobrança da penalidade máxima porque o ponto de penalidade máxima fica, também à 6 metros da linha de fundo, mas na posição frontal ao gol, enquanto essa área é marcada por um semi-círculo.

A BOLA

A bola deve ser esférica, feita de couro macio ou outro material previamente aprovado. A cicunferência da bola tem o mínimo de 62 centímetros e máximo 64 centímetros nas categorias adultas, sub-20, sub-17 e sub-15. O peso não pode ter menos de 400 gramas e ultrapassar 440 gramas.

NOVAS REGRAS DE FUTSAL

Mudanças

- O goleiro é a posição mais afetada pelas novas regras, segundo Paraguassu. A principal mudança é que, a partir de agora, quando o arqueiro efetuar o arremesso de meta, ele não mais poderá receber a bola em qualquer parte da quadra sem ela tocar no adversário. “Caso ele receba a bola sem ela pegar em algum jogador do outro time, será dado tiro livre indireto”, explicou o diretor de arbitragem.

- Além disso, com a bola em jogo, o goleiro só poderá receber a bola no campo de ataque, o que irá alterar a utilização do goleiro-linha. Segundo Paraguassu, a mudança quer evitar que os times usem a estratégia para, na expressão do futsal, “cozinhar o jogo”.

- “Não terá mais aquilo de ficar tocando a bola e fazendo o tempo correr. Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com