TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genetica

Dissertações: Genetica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  3.205 Visualizações

Página 1 de 7

1. A cor da pelagem em coelhos é causada por quatro alelos diferentes do gene c: os alelos selvagem, chinchila, himalaia e albino. O alelo tipo selvagem é totalmente dominante em relação aos demais; o alelo chinchila apresenta dominância incompleta em relação ao alelo albino e codominância em relação ao alelo himalaia. O alelo himalaia, por sua vez, é totalmente dominante em relação ao alelo albino.

De acordo com essas informações, quantos diferentes fenótipos podem ser encontrados para a pelagem de coelhos?

a) 2.

b) 3.

c) 4.

d) 5.

e) 6.

2. Em uma espécie de peixes de aquário, aparecem três padrões distintos de coloração na nadadeira dorsal: negra, rajada e amarela. Esses padrões são resultantes das combinações de três diferentes alelos de um mesmo loco.

No quadro a seguir, estão representados três cruzamentos entre peixes com padrões de coloração distintos para nadadeiras e suas respectivas gerações F1 e F2.

Se um macho da F1 do cruzamento 3 cruza com uma fêmea da F1 do cruzamento 1, quais as proporções de coloração das nadadeiras dorsais esperadas para os descendentes?

a) 50% de indivíduos com nadadeiras negras e 50% de indivíduos com nadadeiras rajadas.

b) 75% de indivíduos com nadadeiras negras e 25% de indivíduos com nadadeiras amarelas.

c) 75% de indivíduos com nadadeiras negras e 25% de indivíduos com nadadeiras rajadas.

d) 50% de indivíduos com nadadeiras negras e 50% de indivíduos com nadadeiras amarelas.

e) 100% de indivíduos com nadadeiras negras.

3. Coelhos podem ter quatro tipos de pelagem: chinchila, himalaia, aguti e albina, resultantes das combinações de quatro diferentes alelos de um mesmo loco. Num experimento, animais com diferentes fenótipos foram cruzados várias vezes. Os resultados, expressos em número de descendentes, constam na tabela a seguir.

Se o animal progenitor aguti do cruzamento 1 for utilizado para a obtenção de filhotes com o progenitor chinchila do cruzamento 4, que proporção de descendentes poderemos prever?

a) 1 aguti: 1 chinchila.

b) 1 aguti: 1 himalaia.

c) 9 aguti: 3 himalaia: 3 chinchila: 1 albino.

d) 2 aguti: 1 chinchila: 1 himalaia.

e) 3 aguti: 1 chinchila.

4. Em ratos, a cor da pelagem é condicionada por gene autossômico, sendo o gene C, dominante, responsável pela coloração amarela, e seu alelo c recessivo, responsável pela coloração cinza. Um geneticista observou que o cruzamento de ratos de pelagem amarela com ratos de pelagem cinza resultou descendentes amarelos e cinzas em igual proporção; porém, o cruzamento de ratos amarelos entre si produziu 2/3 de descendentes de pelagem amarela e 1/3 de descendentes de pelagem cinza.

a) A partir de 20 ovos, originados do cruzamento de machos amarelos e fêmeas cinzas, quantas fêmeas amarelas adultas são esperadas? Justifique.

b) A partir de 40 ovos, originados do cruzamento entre ratos amarelos, quantos machos cinzas deverão atingir a idade adulta? Justifique.

5. Em uma espécie de planta a forma dos frutos pode ser alongada, oval ou redonda. Foram realizados quatro tipos de cruzamento entre plantas dessa espécie e obtidos os seguintes resultados:

a) Formule uma hipótese consistente com os resultados obtidos para explicar a herança da forma dos frutos nessa espécie.

b) Represente os alelos por letras e indique os genótipos dos indivíduos parentais e dos descendentes no cruzamento IV.

6. Em gatos, as cores marrom e branca dos pelos têm sido descritas como devidas a, pelo menos, um par de genes.

Considere o cruzamento de gatos homozigotos brancos e marrons. Qual a proporção fenotípica esperada em F1 se

a) o modo de herança for do tipo dominante?

b) o modo de herança for do tipo co-dominante?

7. A cor da pelagem em coelhos é determinada por uma série de alelos múltiplos composta pelos genes C, c1, c2 e c3, responsáveis pelos fenótipos aguti, chinchila, himalaio e albino, respectivamente. A ordem de dominância existente entre os genes é C > c1 > c2 > c3.

Responda:

a) Quais as proporções fenotípicas e genotípicas esperadas na progênie do cruzamento entre um coelho aguti (Cc1) e um coelho chinchila (c2c3)?

b) Como você explicaria o aparecimento de coelhos albinos a partir de um cruzamento entre coelhos himalaios?

8. Em rabanetes, a forma da raiz é determinada por um par de genes alelos. Os fenótipos formados são três: arredondado, ovalado ou alongado.

Cruzamentos entre plantas de raízes alongadas com plantas de raízes arredondadas produziram apenas indivíduos com raízes ovaladas.

Em cruzamentos desses indivíduos ovalados entre si, foram obtidas quatrocentas sementes que foram plantadas em sementeiras individuais. Antes que as sementes germinassem, as sementeiras foram distribuídas a diversas pessoas; você recebeu uma delas.

a) Qual a relação de dominância entre os caracteres em questão?

b) Qual a probabilidade de que, na sua sementeira, venha a se desenvolver um rabanete de raiz ovalada? Justifique a sua resposta.

9. A talassemia é um defeito da hemoglobina em seres humanos. Ela ocorre em duas formas, (a) talassemia menor, na qual os eritrócitos são pequenos (microcitemia) e em grande número (policitemia), mas a saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com