TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genética Das Células Tronco

Artigos Científicos: Genética Das Células Tronco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de genética

Tema: Células tronco: Definição, onde se encontra essas células nos dentes, boca etc.

CÉLULAS TRONCO

Células-tronco são definidas como células indiferenciadas com alta capacidade de auto renovação e de produzir pelo menos um tipo celular altamente especializado. Elas têm a capacidade de se diferenciar por meio da divisão celular mesmo após longos períodos de inatividade e de acordo com a indução a que são submetidas podem formar células de tecidos e órgãos com funções especiais.

Diferente de outras células do corpo, como as células musculares, do sangue ou do cérebro, que normalmente não se reproduzem, células-tronco podem se replicar várias vezes. Isso significa que a partir de uma cultura de células-tronco é possível produzir milhares de novas células. Contudo, os pesquisadores ainda não têm conhecimento vasto do que induz a proliferação e autor-renovação dessas estruturas.

As células podem ser classificadas como:

- Totipotentes: Aquelas células que são capazes de diferenciarem-se em todos os tecidos que formam o corpo humano, incluindo a placenta e anexos embrionários. Essas células são encontradas nos embriões nas primeiras fases de divisão, isto é, quando o embrião tem até 16 - 32 células, que corresponde a 3 ou 4 dias de vida;

- Pluripotentes ou multipotentes: Aquelas células capazes de diferenciar-se em quase todos os tecidos humanos, excluindo a placenta e anexos embrionários, ou seja, a partir de 32 - 64 células, aproximadamente a partir do 5º dia de vida, fase considerada de blastocisto. As células internas do blastocisto são pluripotentes enquanto as células da membrana externa destinam-se a produção da placenta e as membranas embrionárias;

- Oligotentes: Aquelas células que se diferenciam em poucos tecidos;

- Unipotentes: Aquelas células que se diferenciam em um único tecido;

Quanto a sua natureza, as células tronco podem ser:

- Adultas: Extraídas dos diversos tecidos humanos, tais como, medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta etc. (estas duas últimas são consideradas células adultas, haja vista a sua limitação de diferenciação). Entretanto, estudos demonstram que a sua capacidade de diferenciação seja limitada e que a maioria dos tecidos humanos não podem ser obtidas a partir delas.

- Embrionárias: Só podem ser encontradas nos embriões humanos e possuem alto poder de diferenciação. Estes embriões descartados (inviáveis para a implantação) podem ser encontrados nas clínicas de reprodução assistida ou podem ser produzidos através da clonagem para fins terapêuticos.

Inúmeros estudos têm isolado células altamente proliferativas derivadas da polpa dentária. Constatou-se que tais células são multipotentes e possuem a capacidade de auto renovação e de diferenciação em diversos tipos celulares.

Existem evidências de que células-tronco da polpa de dentes de leite são similares àquelas encontradas no cordão umbilical. Quando comparadas às células-tronco provenientes da medula óssea e da polpa de dentes permanentes, notou-se que as SHED (stem cells from human exfoliated deciduous teeth - células-tronco de dentes de leite humanos) apresentam uma maior taxa de proliferação. Além disso os dados desse estudo indicam que as SHED possuem habilidade de se diferenciar em células odontoblásticas funcionais, adipócitos e células neurais além de estimular a osteogênese após transplantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com