TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geologia E Mineralogia

Trabalho Universitário: Geologia E Mineralogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  1.447 Visualizações

Página 1 de 2

Geologia e mineralogia.

Moscovita.

A moscovita (ou moscovite ou muscovita) é um mineral do grupo dos filossilicato (micas). A moscovita caracteriza-se pela clivagem basal bem marcada e distingue-se da biotita em amostra de mão por ser incolor. De acordo com as impurezas presentes, a moscovita pode ser incolor (mais comum), marrom ou rósea. É um mineral muito comum nos granitos. Aparecem no filme Viagem ao Centro da Terra, onde se caracteriza a sensibilidade desse mineral. Os maiores depósitos geológicos demoscovita do mundo situam-se na África do Sul, Brasil, Índia e Rússia.

Fórmula molecular: KAl2(Si3Al)O10(OH,F)2.

Classificada como:Magmática.

Principal utilização: servem para produção de isoladores elétricos, enchimento de papéis, borrachas, plásticos, tinta e papéis de parede, e janelas em portas de fornos.

Foto:

Granito.

O granito é uma rocha ígnea de grão fino, médio ou grosseiro, composta essencialmente por quartzo e feldspatos, tendo como minerais acessórios mica (presente praticamente sempre), hornblenda, zircão e outros minerais.A composição mineralógica dos granitos é definida por associações muito variadas de quartzo, feldspato, micas (biotite e/ou moscovite), anfíbolas (sobretudo horneblenda), piroxenas (augite e hiperstena) e olivina. Alguns desses constituintes podem estar ausentes em determinadas associações mineralógicas, anotando-se diversos outros minerais acessórios em proporções bem mais reduzidas. Quartzo, feldspatos, micas e anfíbolas são os minerais dominantes nas rochas graníticas e afins.Cor: branca, cinzenta clara, rosa, amarelada, esverdeada quando alterado; rocha leucocrata. Textura: Rocha fanerítica com minerais bem desenvolvidos, normalmente equigranular.Variedades: Granito biotítico, granito moscovítico, granito de duas micas, granito hornblêndico e granito turmalínico.

Fórmula molecular:KAlSi3O8.

Classificada como: Magmática.

Principal Utilização:É usado nas construções de edifícios, assim como, rocha polidora. É também um importante recurso de minerais valiosos, especialmente associados aos pegmatitos e aos gaseslibertados nos processos magmáticos.

Foto:

Argilito.

Rocha sedimentar detrítica consolidada, resultante da consolidação de argilas formadas por meteorização química de vários silicatos. É uma rocha compacta, endurecida e desprovida de xistosidade. Evolui a partir de lamas argilosas que se tornam compactas à profundidade de cerca de 2000 metros e endurecem à profundidade de 3000 metros. A partir desta fase denomina-se argilito. Quando puros, os argilitos são brancos e denominam-se caulinos. Normalmente, apresentam minerais associados como feldspatos, micas e até quartzos. Dependendo das impurezas que possuem, podem apresentar cores diversas. Os argilitos vermelhos são vulgares em algumas formações geológicas portuguesas.

Classificada como: Sedimentar.

Principal utilização: Aplicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com